É preciso manter o alinhamento e a calibragem em dia e até o estepe tem que estar em boas condições para que o motorista não seja multado.
Especial publicitário – Este material é patrocinado*
Muita gente só se lembra de
checar a condição dos pneus do carro quando um deles fura. Na correria do dia a
dia, vários motoristas acabam rodando com pneus carecas e só verificam a
situação antes de uma viagem mais longa ou quando um deles esvazia de vez. Para
uma direção segura o alinhamento e a calibragem são essenciais, até o estepe
tem que estar em dia para evitar multas.
O regulador de sinistro da Proauto,
Henrique Eustáquio, explica que cada veículo tem uma especificação de vida útil
do pneu e o proprietário deve prestar atenção para o indicador de desgaste Tread
Wear Indicator, conhecido como TWI, que são pequenas barras de borracha, entre
os sulcos do pneu. Quando a banda estiver próxima desses sulcos, é hora de
fazer a troca.
“Pneu vazio é um risco para deslizamento do veículo,
principalmente em curvas. O melhor é sempre ter pneus novos e tomar cuidado com
os que são refrisados em oficinas pois podem ser muito perigosos”, reforça.
Se seu carro está em linha reta e puxando a direção para
algum lado é um sinal de que ele está desalinhado. Outro indício de que algo
está errado é se os pneus estiverem desgastados do lado de dentro,
principalmente os da frente.
“Para manter um bom alinhamento é indicado a troca de
posição dos pneus dianteiros pelos traseiros a cada seis meses”, sugere
Henrique. Outra dica é sempre calibrar corretamente os pneus. Normalmente, o
motorista encontra informações sobre a calibragem na tampa do tanque.
O Código Brasileiro de Trânsito
não prevê infrações específicas para pneus carecas, mas diz que é falta grave
conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança.
Já uma resolução do Conselho
Nacional de Trânsito é bem explicita sobre pneus e diz que: “Fica proibida a
circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de
rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da
banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”.
Ou
seja, se os pneus estiverem muito gastos, mesmo antes de ficarem totalmente
carecas, o motorista já pode ser multado e a determinação também vale para os
estepes. Quem descumprir as regras está sujeito a cinco pontos na
carteira e multa no valor de R$ 195,23, além da retenção do veículo para
regularização.
*O conteúdo é de
responsabilidade do anunciante