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Com qual frequência você checa os pneus do seu carro? Fique atento às condições para evitar problemas e multas

É preciso manter o alinhamento e a calibragem em dia e até o estepe tem que estar em boas condições para que o motorista não seja multado.



Créditos da imagem: Fluky Fluky/Shutterstock.com
Main pneu fluky fluky shutter
Redação Sou BH
02/05/19 às 18:02
Atualizado em 02/05/19 às 18:04

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Muita gente só se lembra de checar a condição dos pneus do carro quando um deles fura. Na correria do dia a dia, vários motoristas acabam rodando com pneus carecas e só verificam a situação antes de uma viagem mais longa ou quando um deles esvazia de vez. Para uma direção segura o alinhamento e a calibragem são essenciais, até o estepe tem que estar em dia para evitar multas. 

O regulador de sinistro da Proauto, Henrique Eustáquio, explica que cada veículo tem uma especificação de vida útil do pneu e o proprietário deve prestar atenção para o indicador de desgaste Tread Wear Indicator, conhecido como TWI, que são pequenas barras de borracha, entre os sulcos do pneu. Quando a banda estiver próxima desses sulcos, é hora de fazer a troca.

“Pneu vazio é um risco para deslizamento do veículo, principalmente em curvas. O melhor é sempre ter pneus novos e tomar cuidado com os que são refrisados em oficinas pois podem ser muito perigosos”, reforça.

Se seu carro está em linha reta e puxando a direção para algum lado é um sinal de que ele está desalinhado. Outro indício de que algo está errado é se os pneus estiverem desgastados do lado de dentro, principalmente os da frente.

“Para manter um bom alinhamento é indicado a troca de posição dos pneus dianteiros pelos traseiros a cada seis meses”, sugere Henrique. Outra dica é sempre calibrar corretamente os pneus. Normalmente, o motorista encontra informações sobre a calibragem na tampa do tanque.

O Código Brasileiro de Trânsito não prevê infrações específicas para pneus carecas, mas diz que é falta grave conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança.

Já uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito é bem explicita sobre pneus e diz que: “Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”.

Ou seja, se os pneus estiverem muito gastos, mesmo antes de ficarem totalmente carecas, o motorista já pode ser multado e a determinação também vale para os estepes. Quem descumprir as regras está sujeito a cinco pontos na carteira e multa no valor de R$ 195,23, além da retenção do veículo para regularização.

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