FecharX

Comemorar ou refletir? Hoje é dia do Meio Ambiente!

Debate sobre o a situação ambiental nunca foi tão urgente



Créditos da imagem: Priscila Donela
Main priscila doneda
Redação Sou BH
05/06/19 às 18:46
Atualizado em 05/06/19 às 18:46

O Brasil é um dos principais países nas pautas internacionais sobre a preservação do meio ambiente. Rico em biodiversidade, nosso território abriga a maior extensão de floresta tropical do mundo e 12% das reservas de água doce. Mas a cada ano, a situação se torna mais crítica. Centenas de espécies de animais e vegetais já entraram em extinção, os rios estão secando, os índices de chuvas estão desequilibrados, e a sensação térmica é de que está cada vez mais quente.

O ar das metrópoles está poluído, o que está diretamente ligado ao crescimento das doenças pulmonares e respiratórias da população. A falta de um bioma equilibrado não afeta isoladamente as florestas, mas a vida nas cidades. É hora de repensar o que foi destruído e vislumbrar um futuro mais sustentável. E é isto que o dia de hoje propõe, o debate e a reflexão. O 5 de junho, dia Dia Mundial do Meio Ambiente foi institucionalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.

O descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento, o desmedido uso de combustíveis fósseis e o desperdício de água são um dos problemas mais gritantes que a humanidades precisa enfrentar.

Referência não apenas pela beleza, a supermodelo Gisele Bündchen é embaixadora da boa vontade da ONU para o meio ambiente e sempre fala sobre a importância dos pequenos cuidados em prol do coletivo. Recentemente, ela divulgou que sua floresta, que leva o nome da modelo, já possui mais de 25.500 mudas de 100 espécies diferentes para recuperar mais de 15 hectares de Mata Atlântica. O objetivo é ajudar a melhorar a qualidade das águas dos rios e lagos nas regiões de Campinas e Bahia. A floresta Gisele Bündchen foi criada em 2008 pela celebridade.

Em Minas Gerais, o Dia Internacional do Meio Ambiente é celebrado com o lançamento da “Lista de Adotantes”. O Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA) da Polícia Civil do estado de MG construiu um banco de dados de pessoas interessadas em adotar animais vítimas de maus tratos, resgatados nas operações do setor.