FecharX

Como celebrar em parques e praças da capital

<p>Piqueniques e festas precisam de autorização da Prefeitura</p>



Créditos da imagem:
Main aniversario praca parque bh
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:30

Como você prefere comemorar o seu aniversário: Encontrar os amigos em um bar da capital ou um piquenique em uma praça da cidade? Muita gente está escolhendo a segunda opção. Apenas nos três primeiros meses deste ano, já foram registrados mais da metade do número total de festas realizadas nos parques em 2013, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte.

Caso da jornalista Rita Cardoso que comemorou o seu aniversário, em fevereiro, com um piquenique na Praça do Papa. Ela queria comemorar seu aniversário durante o dia e ao ar livre, por isso escolheu a praça para a ocasião. "Queria promover um momento para os meus convidados conversarem entre si e que não tivesse muitos custos. Nem para mim, nem para eles", revela.

De acordo com Conceição Cruz, assistente administrativa da Divisão de Eventos e Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais (FPM), entre os parques mais requisitados estão Mosteiro Tom Jobim, Cássia Eller e Aggeo Pio Sobrinho. ?A maioria das comemorações são em formato de piqueniques. Alguns levam brinquedos, colocam cama elástica e pula-pula?, disse Conceição.

Dentro dos parques algumas regras devem ser seguidas para a realização das festinhas. Os responsáveis pela comemoração precisam de autorização da FPM, é proibido levar bebidas alcoólicas e todo o material utilizado deve ser recolhido ao final da festa, principalmente o lixo.

Ana Beatriz Pietra, chefe de Departamento da Região Central, diz que as comemorações são muito importantes para os parques. ?As festinhas são uma forma de valorizar as áreas verdes?, afirmou.

A autorização é necessária para ter um relatório de quantos aniversários estão sendo realizados nos parques. Além disso, o agendamento é essencial para que não haja nenhum desconforto, como a comemoração de dois ou mais aniversários em um mesmo parque no mesmo dia, ou um número de convidados superior ao que o parque escolhido suporta.

Para agendar uma comemoração, é preciso entrar em contato com a Divisão de Eventos da Fundação de Parques, pelo telefone 3277-5398, e ver quais as datas estão disponíveis para o parque que deseja.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte.