FecharX

Empreendedores contaram como estão se adaptando à crise no último Sou BH Talks

Pati Lisboa conversou com Ana Paula Assis, Walter Seixas e Carla Lima sobre como manter um negócio num momento tão adverso



Créditos da imagem: Arquivo pessoal + Pedro Brun + Letícia Sousa
Main portal
Redação
20/07/20 às 23:00
Atualizado em 23/07/20 às 16:39

Empreender em tempos normais já não é uma tarefa fácil, quem dirá manter o negócio em meio a uma pandemia. Se adaptar, redescobrir e reinventar são algumas das missões dos microempreendedores neste momento e esse foi o tema do último Sou BH Talks, no dia 21/7, em que Pati Lisboa cnversou com a hair stylist e visagista, Ana Paula Assis; o chef do Cacio & Pepe Osteria, Walter Seixas e a personal trainer, Carla Lima.

Segundo pesquisa da unidade de inteligência empresarial do Sebrae Minas, o isolamento social está causando prejuízo para mais de 80% do setor produtivo. “No entanto, com estudo e perseverança, diferentes gestores estão conseguindo dar a volta por cima”, comenta Pati Lisboa.

Os participantes contaram que no primeiro momento, quando foi decretado o isolamento social, o impacto foi muito grande para todos, perdendo clientes, inclusive, mas que aprenderam a se reinventar e adaptar ao mundo on-line, além de encontrar outras maneiras de se aproximar do público novamente e manter os negócios em funcionamento.

Questionada por Pati Lisboa sobre a possibilidade de fazer empréstimos durante esse momento, Ana Paula Assis afirma que, para ela, crise é risco e oportunidade. “Acho que primeiro é preciso aceitar que não foi uma escolha pessoal (a crise), isso aconteceu ao mundo todo. É preciso avaliar com cuidado e, se a pessoa acredita nela, acredita no produto dela, se joga no empréstimo por que você vai resolver”, diz.  

A empresária continua, dizendo que, para além de acreditar em si, o momento pede troca de experiências e muita calma. “Eu acho que está todo mundo na mesma tempestade, não no mesmo barco, mas nós estamos no mesmo mar, na mesma tempestade, eu acredito que a gente consegue passar por isso trocando experiências, e realmente olhando com muita atenção e aceitação”, afirma.

Para os participantes, empatia e cuidado com o outro, e entender o seu cliente, oferecer o que ele precisa, é muito importante não só durante a pandemia, mas é algo para levarmos para quando o momento passar.

E no mundo on-line funciona da mesma forma. “As pessoas se ligam em pessoas. Não adianta você ter uma empresa sólida, ter uma quantidade de seguidores e não se mostrar nas redes. O cliente espera apoio, você ensinar a ele, no meu caso por exemplo, como ele pode secar o cabelo, fazer um truque na franja que cresceu, arrumar o cabelo para fazer uma live, etc”, explica Pati Lisboa.

Walter Seixas ainda se dispõe a ajudar o setor gastronômico, principalmente os pequenos negócios como self services, que não conseguiram se adaptar. “No meu setor acho que foram 20 mil empreendimentos fechados. É preciso ter conhecimento de como tirar um empréstimo, como refazer um menu, e muitas pessoas não sabem como fazer isso, então, eu posso ajudar, com orientações, aqueles que não sabem como se adaptar”, conta. O chef se mostrou solidário e pode ser contatado pelo instagram @walterseixasn.

Questionados sobre o pós pandemia, os participantes foram unanimes em dizer que acreditam que aprendemos a ser resilientes e nos adaptar, e que muita coisa será levada para o futuro. Para eles, a presença no mundo digital continuará muito forte, e a empatia.

Carla Lima disse acreditar que no mercado tem espaço para todos. “A gente não precisa pensar só na gente, tem espaço para todo mundo. Precisamos estender a mão e apoiar o outro. Se você for um bom profissional, se souber o básico e entender o seu cliente, terá sucesso”, finaliza. 

Para assistir ao programa inteiro, acesso o canal oficial do Sou BH no Youtube. Não esqueça de se inscrever e ativar as notificações!

Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos, são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de julho, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.

Para acompanhar é fácil, você poderá assistir pela nossa página oficial no Facebook ou o canal oficial do Sou BH no Youtube. Se inscreva e ative as notificações do canal.