Variedades

Como ser voluntário no Rio Grande do Sul? Saiba como se inscrever

Trabalho de voluntários tem sido essencial no apoio à população


Créditos da imagem: Gustavo Mansur
Até o momento, 1.482.006 pessoas foram afetadas em 428 municípios

Redação Sou BH

|
09/05/24 às 14:15
compartilhe

As inundações no Rio Grande do Sul causaram uma devastação imensa, deixando milhares de pessoas desabrigadas e necessitando de ajuda. Diversas entidades e iniciativas estão mobilizando-se para auxiliar as vítimas da tragédia, e o trabalho de voluntários tem sido essencial no apoio à população. Veja abaixo algumas opções para se inscrever e poder atuar no voluntariado:

SOS Rio Grande do Sul

O governo do estado tem um formulário próprio para a inscrição de voluntários para o programa SOS Rio Grande do Sul. A Coordenadoria Estadual de Proteção e a Defesa Civil são responsáveis pela coleta dos dados de pessoas que desejam trabalhar no apoio aos atingidos pelas enchentes.

  • Para inscrições gerais de voluntariado, clique aqui.
  • Para profissionais da saúde, a inscrição deve ser feita neste link.

Força Nacional do SUS

Para profissionais de saúde interessados em atuar em situações de desastre, como as inundações, o Ministério da Saúde está recrutando voluntários para a Força Nacional do SUS. O cadastro é voltado para médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, entre outros.

  • Inscrições para a Força Nacional do SUS podem ser feitas aqui.

Voluntariado remoto

Se você não pode estar fisicamente no Rio Grande do Sul mas ainda quer ajudar, há oportunidades de voluntariado remoto. Voluntários podem auxiliar através de computadores ou celulares, realizando tarefas como atualizar informações de doações e confirmar resgates.

Leia também: Saiba o que e onde doar em BH para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul