FecharX

Confira as ações em prol do Outubro Rosa na capital

Atividades vão desde mamografias gratuitas a encontro de motociclistas



Créditos da imagem: Divulgação/Casa Delas + Alcance Comunicação
Main 215503 noticia acoes outubrorosa
Redação Sou BH
07/10/18 às 20:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), anualmente, surgem quase 60 mil novas pacientes.

A campanha mundial Outubro Rosa mobiliza entidades, empresas e organizações de vários segmentos em ações que promovem a troca de informações por meio de palestras, serviços gratuitos e atividades de bem-estar e saúde.

Confira abaixo algumas ações que vão acontecer ao longo do mês e abrace essa causa!

Mamografias gratuitas

O Instituto Mário Pena vai realizar 1.500 exames de mamografias sem a necessidade de passar pelo posto de saúde antes. Para isso, a solicitante deve ter de 50 a 69 anos e não ter feito mamografia nos últimos dois anos. O agendamento podem ser feitos na Central de Marcação de Exames do Instituto Mário Penna pelo telefone (31) 3349-1212.  

Cor+ação - Outubro Rosa, o mês da prevenção

No sábado (6), a Casa de Apoio às Pessoas com Câncer (CAPEC) promove palestras, momento cultural, sorteio de brindes, coffee break e espaço kids. O evento começa às 14h, na Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de MG (Fadecit), que fica na rua das Tangerinas, 933, bairro Vila Cloris. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso pelo Sympla. A organização pede que os participantes levem 1 quilo de alimento não-perecível.

2º Moto Ride do Batom

No dia 6 de outubro, um grupo de motociclistas mulheres se reunirá para um passeio simbólico pela prevenção do câncer de mama. O ponto de encontro será na rua Dimas Henrique de Freitas, Vale do Sereno, Nova Lima, às 9h30. O trajeto passará por vias como Oscar Niemeyer (Seis Pistas), Jornalista Djalma Andrade, Nossa Senhora do Carmo, Contorno e Raja Gabáglia. A parada no hospital Vila da Serra contará com uma revoada de balões a gás cor de rosa.

"Cuidar é uma forma de carinho"

No dia 19 de outubro, as unidades da rede de salão Sóbrancelhas vão doar parte do valor arrecadado com o serviço de design de sobrancelhas para o INCA. Além disso, os clientes vão ganhar um informativo sobre o câncer de mama e uma máscara facial.

Projeto Casa Delas

De 23 a 28 de outubro, a ação vai promover workshops, palestras, oficinas, área para descanso, meditação e espaço de beleza. O evento acontece no Piso 3 do Boulevard Shopping.

Corte Solidário - Instituto Eliza Martins

Cortes de cabelo gratuitos serão realizados no dia 24 de outubro, das 10h às 18h, no Instituto de Beleza Eliza Martins (Rua Pernambuco, 849 - Funcionários). O objetivo é arrecadar cabelos para a confecção de perucas que serão destinadas a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, assistidas pela Casa de Acolhida Padre Eustáquio – CAPE. O atendimento será realizado por ordem de chegada e o cabelo a ser cortado deve ter, no mínimo, 30 cm. 

III Caminhada Outubro Rosa da Aspec

No dia 28 de outubro, os participantes da caminhada promovida pela Ação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec) vão se reunir na praça da Pampulha, às 8h. O valor das inscrições é R$ 35 pelo Sympla. O evento terá shows, aula de zumba, massagem, aferição de pressão e teste de glicemia, distribuição de frutas e sorteio de brindes.