FecharX

Confira algumas dicas sobre vinhos e espumantes para as festas de fim de ano

Sugestões, como qual rótulo escolher para presentear, harmonização com a ceia e quantidade de bebida por pessoa, ajudam na preparação das celebrações



Créditos da imagem: Winecom/ Divulgação
Main winecom adobe stock  2
Redação Sou BH
23/12/20 às 14:57
Atualizado em 23/12/20 às 14:57

Uma boa bebida faz a diferença nas festas de fim de ano, principalmente nesta virada, em que a maioria das celebrações serão em casa. Os vinhos, com estilos e rótulos variados, agradam paladares exigentes e até mesmo a quem conhece pouco da bebida, se tornando uma opção democrática para presentes e harmonizações. A Winecom, mais nova plataforma e-commerce da Menimport compartilha as melhores dicas para este período.

Quem ainda não garantiu o presente de Natal e não quer deixar passar batido, vale a pena surpreender com um bom vinho. Entre os rótulos que merecem destaque estão Ferragani e Luiz Argenta Sauvignon Blanc. Apostar em embalagens diferentes e regiões que estão se destacando no segmento pode também fazer o presenteado ficar mais feliz com a lembrança.

Para quem procura a harmonização perfeita, as entradas do almoço ou ceia de Natal combinam bem com espumantes, sem medo de errar. Isso porque a bebida é uma das mais versáteis do mundo, com acidez admirada pela maioria.  

Um dos sócios da Winecom, Guilherme Menin, explica que o que vai variar é a quantidade de açúcar do espumante. “Na hora de escolher entre os estilos, o ideal é dar preferência aos bruts, extra bruts ou nature, podendo ser branco ou roses”, completa. Já no caso das sobremesas e frutas cristalizadas, a sugestão fica para um demi-sec ou moscatel.

Já no ano novo, o espumante é praticamente um ritual. Entre as sugestões: Ferrgani Champenoises e Veuve Clicquot. Além da parte da harmonização, a bebida é perfeita para essas comemorações, pois tem uma boa “drinkabilidade”, com baixo percentual alcoólico, permitindo que as pessoas possam beber por períodos mais longos.

Na hora de calcular a quantidade de bebidas, Menin recomenda sempre acrescer algumas garrafas na contagem. No caso de espumantes, o cálculo é uma garrafa para cada duas pessoas. Se a bebida da noite são rótulos de vinhos tinto, rosé ou branco, o ideal é uma garrafa para cada três convidados.