FecharX

No Dia Mundial do Turismo, confira alguns destinos mineiros para se encantar

A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre a população mundial



Créditos da imagem: EAFO/ shutterstock
Main shutterstock 1463757392
Redação Sou BH
27/09/20 às 18:51
Atualizado em 27/09/20 às 18:51

Como não poderia ser diferente, uma atividade tão prazerosa precisava de um dia só dela nos calendários, por isso, hoje (27), comemora-se o Dia Mundial do Turismo! Oficialmente, essa data especial entrou em vigor em 1979, na 3ª Conferência da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT). Desde então, a data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre a população mundial, conscientizando, assim, as pessoas das belezas naturais e culturais que integram os pontos turísticos espalhados pelo mundo.

Em terras mineiras essa data também pode ser muito bem aproveitada, pois contamos com paisagens de tirar o fôlego, muitas atividades culturais e recreativas, e cidades históricas que esbanjam simpatia, arte e muita comodidade. Então, que tal conhecer alguns destinos de Minas Gerais para se encantar e planejar a sua próxima viagem? Confira!

 

Ouro Preto

Esse destino tão famoso em terras mineiras é conhecido pela arquitetura barroca, que inclui pontes, fontes e praças, e pelas ruas calcetadas íngremes e sinuosas. Um dos pontos mais conhecidos, a Praça central de Tiradentes recebeu o nome do mártir da independência brasileira. Existem várias igrejas e capelas por toda a cidade, incluindo a Igreja de São Francisco de Assis, do século XVIII. Na cidade, você pode visitar vários prédios arquitetônicos históricos, como museus e igrejas, além de poder se deliciar com os restaurantes locais que oferecem muita comida típica e saborosa.



                                                                    Créditos: mauricioalvesfotos/ shutterstock 


Poços de Caldas

Essa cidade é o destino ideal para quem curte lugares frios e acolhedores. Com uma arquitetura histórica e uma culinária de dar água na boca, Poços de Caldas ainda conta com uma estância hidrotermal perfeita para quem deseja relaxar em banhos de imersão. Além do mais, a cidade possui uma grande disponibilidade de hotéis e pousadas, onde se pode descansar com uma bela vista para as montanhas. Para completar o passeio, você também pode visitar a cachoeira Véu das Noivas, comprar cristais de Murano e dar uma volta no maior percurso teleférico do país, com 1.500 metros de extensão.



                                                                            Créditos: Pedro Turrini Neto/ shutterstock 


Capitólio

Rodeada por belas paisagens, a cidade de Capitólio é um prato cheio para os adeptos do ecoturismo. A represa de Furnas e suas águas esverdeadas é o ponto alto da região, que ainda conta com cachoeiras, trilhas, mirantes, grutas e a chamada Lagoa Azul, outro local belíssimo para se visitar. Nesse destino, você pode aproveitar para dar passeios de lanchas e barcos, além de acampar, fazer trilhas e se encantar com a natureza.



                                                                                     Créditos: lucird/ shutterstock 


São Tomé das Letras

A pitoresca cidade mineira atrai muitos turistas e aventureiros que querem se enveredar por essa região tão agradável. Inúmeras lendas permeiam a cidade histórica, o que contribui para manter vivos os encantos do local. Cachoeiras, grutas e um incrível pôr-do-sol do alto da Casa da Pirâmide divertem os viajantes, que também têm como vantagem um céu estrelado durante a noite. 



                                                                     Créditos: Ricardo de O. Lemos/ shutterstock 


Brumadinho

A apenas 60km de Belo Horizonte, a cidade de Brumadinho sedia o Instituto Inhotim, um dos museus mais interessantes e memoráveis do país, que se integra a um incrível jardim botânico. Ou seja, o lugar é ideal para quem está a procura de muita arte, sossego e inspiração. Na área de 400 hectares que abrange o instituto, se espalham galerias com obras de Vik Muniz, Adriana Varejão e tantos outros grandes artistas.

                                                                            Créditos: Wagner Campelo/ shutterstock


Tiradentes

A tradicional cidade fundada no sul de Minas Gerais é considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As igrejas do século XVIII que preservam a arquitetura colonial e a arte barroca, com traços de Aleijadinho e detalhes em ouro na Matriz de Santo Antônio, são alguns dos encantos que compõe o destino. Os passeios de charrete e Maria Fumaça também são outras atrações que você não pode perder.


                                                                  Créditos: Bruno Martins Imagens/ shutterstock