FecharX

Confira cinco livros que abordam o folclore brasileiro de um jeito diferente

As obras de autores brasileiros contam histórias que fazem parte da formação cultural do país



Créditos da imagem: Dragon Images/Shutterstock
Main shutterstock 212320537
Redação
17/09/20 às 15:48
Atualizado em 17/09/20 às 15:48

Celebrar o Dia do Folclore, comemorado nesse sábado (22), é de grande importância para a valorização e preservação das manifestações folclóricas de um país. O folclore brasileiro, conhecido e apreciado desde a nossa infância, pode ser considerado um dos mais ricos do mundo, por sua diversidade, junção de etnias e culturas. Afinal, quem não conhece o Curupira, a Mula Sem Cabeça e o Saci Pererê?

E, para ajudar na hora de celebrar esse dia tão importante, alguns especialistas do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, separaram alguns livros sobre o assunto.

Confira a lista:

Deu a louca no Folclore, Dudu Almeida

A história fictícia conta sobre um folclore que está enlouquecido e correndo o risco de desaparecer. Macunaíma é o único que pode salvar esses personagens, as lendas, as canções, a linguagem folclórica e impedir que toda riqueza brasileira desapareça completamente.

Lendas Contos e Tradições do Folclore brasileiro, Marco A. Stanojev Pereira

Neste livro estão presente diversas lendas e tradições do folclore brasileiro em formas de contos. Ao todo são 37 textos que criam uma característica folclórica própria.  

Poesias do Folclore, Mariele Tavares

Mais de 20 lendas e mitos, que fazem parte do folclore brasileiro, como: Vitória Régia, Curupira, Boto Cor de Rosa e Mula Sem Cabeça, são contadas em forma de poesia nesta obra. 

Uma Viagem através do Folclore Brasileiro, Israel Foguel

O livro faz uma viagem pelo folclore brasileiro, mitos, lendas, comidas típicas, músicas folclóricas e muito mais. Mostrando também qual a importância para um país de conhecer as raízes de suas tradições populares. 

Folclore, Gabriel Zanata

O autor traz as lendas mais populares do folclore brasileiro, contadas de uma maneira diferente. Um jeito novo, aterrorizante e criativo de conhecer sobre a cultura do Brasil.