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Confira dicas para manter o ar-condicionado do carro funcionando o ano todo

Entenda um pouco mais sobre manutenção, gastos e vida útil do seu ar



Créditos da imagem: Wellphoto/Shutterstock
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Redação Sou BH
29/05/19 às 13:12
Atualizado em 29/05/19 às 13:12

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Muitos motoristas ficam cheios de dúvidas quando o assunto é a manutenção do ar-condicionado. O ar ligado faz o carro consumir mais gasolina? Quando é a hora de trocar o filtro? Qual é a vida útil do ar-condicionado? Para responder a essas e outras perguntas, o Sou BH e a ProAuto consultaram um especialista e separaram algumas informações importantes para você.

- Melhor época para fazer a manutenção do seu ar-condicionado

Segundo o mecânico da oficina especializada Ar Condicionado Automotivo BH Alexandre Gama, as épocas de calor e chuva são as ideais. “O ar é muito usado na chuva para desembaçar o para-brisa e, no calor, para refrigeração. Por isso, é importante manter a manutenção em dia nesses períodos, justamente porque o ar é mais demandado”, pontua o mecânico.

- Período ideal para programar as manutenções

De seis em seis meses. De acordo com Alexandre, você deve considerar na manutenção a troca dos filtros, higienização do ar e lavagem do condensador. Além disso, trocar o gás em um ano ou mais de uso também é importante, já que, com o tempo, ele pode parar de gelar. Caso isso não aconteça, não é necessário trocar.

- Ar-condicionado ligado = mais gastos?

O gasto a mais da gasolina está relacionado, em parte, ao motor do carro. Um carro 1.0, por exemplo, não consegue manter o mesmo desempenho com o ar ligado. Por isso, vai gastar mais gasolina para rodar com a mesma aceleração. Já um carro 1.6 não tem essa diferença, o motor continua com o mesmo desempenho com o ar ligado.

- A importância de sempre ligar o ar

Mesmo no frio, é aconselhável ligar o ar, pelo menos, uma vez por semana. Segundo o mecânico Alexandre da Gama, o objetivo é lubrificar o equipamento, movimentando o óleo e o gás do ar-condicionado. Afinal, o próprio calor do motor pode ressecar as peças, o que prejudica todo o sistema.

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