FecharX

Quer fazer sua própria HQ? Confira eventos com oficinas e feiras de quadrinhos em BH

Nomes conhecidos do quadrinho nacional vão oferecer oficinas de roteiro, desenho e muito mais



Créditos da imagem: Banco de Imagens/Shutterstock
Main 142728 shutterstock 688012834
Redação Sou BH
31/01/19 às 14:31
Atualizado em 01/02/19 às 19:02

Não importa a idade, o mundo dos quadrinhos esteve presente na vida de muita gente por aí. E, na semana em que é comemorado o dia do Quadrinho Nacional, você pode participar de eventos que celebram esta forma de arte tão especial.

Entre feiras, oficinas ministradas por quadrinistas conhecidos e palestras, o público poderá aproveitar a data aprendendo um pouco mais sobre esse universo que inspira séries, filmes e a cultura pop no mundo todo. Confira!

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

Entre esta quinta-feira (31) e sábado (2), a biblioteca vai receber diversas atrações
voltadas para o público apaixonado por quadrinhos. O evento vai promover a produção de quadrinhos locais, oferecer atividades como palestras, debates, oficinas e uma feira de quadrinhos independentes, além de reunir quadrinistas e leitores em painéis que abordarão as diversas áreas do setor.

Conhecidos nomes do quadrinho nacional vão participar de oficinas de roteiro, de desenho, sobre diferentes tipos de quadrinhos e muito mais. As atrações são gratuitas e você conferir a programação completa no site.

13º Festival de Verão da UFMG

O mundo dos quadrinhos vai invadir a programação do festival da UFMG de 11 a 14 de fevereiro. Serão três oficinas com foco na construção de quadrinhos desde a primeira concepção. A organização ainda pede que os interessados levem seu próprio material: papel A4 comum, lápis, borracha e canetinha preta de ponta grossa. 

- Todo mundo consegue fazer quadrinhos

A oficina terá três turmas com 20 vagas cada, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. Ela será realizada no Conservatório UFMG e é aberta a pessoas com mais de 14 anos.

- Superman, das origens à Segunda Guerra Mundial

O pano de fundo por trás da criação e evolução do Superman será tratado na oficina ministrada pelo historiador Afonso Andrade, graduado pela UFMG. A oficina, agendada para 11 fevereiro, no Conservatório UFMG, tem 20 vagas. Podem participar interessados a partir de 16 anos.

- Desenho e Cartoon 

Ministrada pelo cartunista surdo Lucas Ramon, a atividade representa uma oportunidade para o público manter contato com as múltiplas possibilidades do cartoon. A oficina terá tradução simultânea da linguagem de libras. Lucas Ramon apresentou pela primeira vez seus desenhos no Festival Internacional de Quadrinhos de 2015 com a obra Três patetas surdos.

Com a oferta de 15 vagas, a oficina será realizada no dia 11 de fevereiro, no Centro Cultural UFMG. Podem participar interessados com mais de 14 anos.

- Inscrições

As inscrições para as três oficinas estão abertas e devem ser realizadas no Portal da Fundep. A taxa é de R$ 10. 10% das vagas estão reservadas a alunos assistidos pela UFMG por meio da Fump (níveis 1, 2 e 3). Os interessados dessa categoria podem entrar em contato pelo telefone (31) 3409-6410 nos dias úteis, das 8 às 12h e das 13 às 17h.