FecharX

Viaje por Minas: confira o roteiro com cerca de 200 presépios espalhados pelo estado

Você pode conhecer presépios e lapinhas montados em 130 cidades mineiras



Créditos da imagem: Cristiane Guimarães
Main 134740 presepio
Redação Sou BH
18/12/18 às 13:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Que tal fazer um tour pelos presépios de Minas Gerais? Com o clima de Natal contagiando todo mundo, conhecer um pouquinho das artes mineiras cai bem! Para isso, já está disponível no site do Iepha-MG o Guia Online de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais. Cerca de 200 presépios montados em 130 cidades diferentes foram cadastrados e ficam abertos para o público até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Com o objetivo de ampliar a participação de todo o estado na promoção do patrimônio cultural, o Instituto quer estimular os municípios a compartilharem seus presépios residenciais e comunitários, montados em diferentes localidades, criando um roteiro de visitação em todo o território do estado.

Com 16 presépios cadastrados, o município de Itamogi, no sul do estado é o destaque deste ano. Em seguida, aparecem as cidades de Catas Altas, região metropolitana, com 13 presépios, Felisburgo, Baixo Jequitinhonha, com 12 e Uberaba, no triângulo mineiro, com 11. 

O Circuito de Presépios e Lapinhas se constitui como uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural de Minas Gerais, em 2017. A exposição e a visitação serão ações pontuadas no programa ICMS Patrimônio Cultural.

Com essa ação em conjunto, os municípios criam um roteiro de visitação em todo o território de Minas, compartilhando seus presépios residenciais e comunitários. No ano passado, 295 presépios e lapinhas foram cadastrados, com a participação de 127 municípios.