FecharX

Saiba quais serão as profissões em alta no pós-pandemia

Consultora de RH mapeou as posições que serão mais demandadas pelas empresas



Créditos da imagem: NDBA Creativity/shutterstock
Main destaque ndab creativity
Redação
17/09/20 às 15:45
Atualizado em 17/09/20 às 15:45

A chegada da pandemia mudou, e muito, a dinâmica de muitas práticas do dia a dia, e nos segmentos da economia, em grandes e pequenas empresas, essas alterações também foram sentidas.

Uma das estratégias adotadas pelas empresas é a busca no setor de RH por profissionais para cargos novos. A Luandre, consultoria de RH, por exemplo, busca por especialistas em Diversidade e CHO - Chief Happiness Officer (Diretor de Felicidade).

Para Gabriela Mative, superintendente de RH na Luandre, cargos como estes, que antes não existiam, passam a ocupar lugar de destaque na cultura da companhia. “É uma tendência procurar pessoas capacitadas para estas posições, uma vez que as empresas se preocupam cada vez mais com o ambiente corporativo e o bem-estar de seus colaboradores”, diz.

Segundo Gabriela, cargos sêniores em geral estarão em alta, já que a experiência faz e fará a diferença para diversas companhias que sofreram algum tipo de desgaste durante a quarentena. Por isso, existe uma grande procura para cargos de liderança, com ênfase para a área de finanças. Entre os principais: diretor comercial, planejador financeiro e CFO ou diretor financeiro.

Já em relação à área da saúde, as oportunidades continuam sendo abertas nos hospitais e clínicas especializadas, mas tendem a diminuir, com uma queda nas contratações, que voltam aos níveis normais.

Outra área com ótimas perspectivas, segundo Francine Silva, também superintendente de RH da Luandre, é a de TI, principalmente ligada ao comércio virtual, que embora já desse sinal de crescimento com o acesso cada vez maior da população à internet, teve um boom no período de distanciamento social em razão do fechamento de lojas físicas -- cresceu 71%* entre 24 de fevereiro de 24 de maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, tendo faturado R$ 27,3 bilhões.

“Houve um crescimento da oferta para programadores, analistas de BI, analistas de marketing digital, carreiras que estavam em alta antes e que devem continuar a ser demandadas com cada vez mais força, visto que a mudança no comportamento de consumo veio para ficar”, afirma.

Ela completa que a área de logística também tende a aumentar cada vez mais as contratações, pois está na cadeia seguinte, a do e-commerce – “neste período, de abril até agora já notamos um aumento de 200% na disponibilidade de vagas em relação a 2019”. 

*Dados Compre&Confie