FecharX

Convênio vai proteger a arborização da cidade

<p>Além de <span>evitar prejuízos patrimoniais e ambientais, o projeto será de grande importância para o trabalho de conscientização ecológica</span></p>



Créditos da imagem:
Main 2 arvore
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), assinou no início deste mês a primeira etapa de um convênio pioneiro no país que, além de evitar prejuízos patrimoniais e ambientais, será de grande importância para o trabalho de conscientização ecológica.

O convênio, assinado pelo vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros, e pela Polícia Civil, define um acordo para que a SMMA seja notificada de todos os acidentes de trânsito que ocasionem danos e/ou prejuízos não somente às árvores, mas também às sinalizações da cidade, como placas e semáforos.

De acordo com o vice-prefeito, para ter uma dimensão dos problemas ocasionados por este tipo de ocorrência, entre setembro de 2012 e dezembro de 2013, 135 árvores foram completamente destruídas em função dos acidentes de trânsito.

As pessoas envolvidas nestes acidentes poderão optar pelo replantio ou pelo pagamento de uma multa que poderá variar de R$ 600 a R$ 4.500. Neste caso, a própria Prefeitura de Belo Horizonte executará o plantio. Seguindo a mesma metodologia que regula a supressão de árvores, este valor será determinado pelo porte, pela idade e também pela espécie das árvores prejudicadas.

O novo convênio deve começar a vigorar em março, contando também com a adesão de outros órgãos e entidades envolvidos na questão, como BHTrans, Detran, Defesa Civil e Polícia Militar.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte