FecharX

Coronavírus: qual a diferença entre isolamento vertical e horizontal?

O Sou BH conversou com um especialista e tirou todas as dúvidas sobre o tema



Créditos da imagem: Deliris/ Shutterstock
Main deliris shutterstock
Redação Sou BH
01/04/20 às 08:51
Atualizado em 01/04/20 às 12:29

O novo coronavírus tem afetado, não apenas a saúde e a economia mundial, como também a rotina e o modo de vida das pessoas. A quarentena é, até o momento, a melhor maneira de se evitar o Covid-19. Mas, por outro lado, muito se especula sobre isolamento vertical e horizontal. Você sabe qual a diferença entre eles?

O Sou BH foi atrás de um especialista e quem nos contou sobre o assunto foi o Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular. “Primeiro é preciso entender que isolamento é quando pessoas são tiradas do convívio social. E a grande diferença do vertical para o horizontal é o grupo de pessoas que irão sofrer o impacto disso, ou seja, em relação ao horizontal todos são isolados, não existe um grupo específico que deva ser tirado do convívio social. Diferentemente do vertical, onde se seleciona um grupo específico de pessoas e somente essas vão sofrer os efeitos do isolamento”, explica o médico.

Ainda segundo ele, no caso do novo Coronavírus, existem diversos públicos relacionados ao isolamento vertical. “Nesse momento, a gente chama de isolamento vertical o grupo de risco; pessoas acima de 60 anos, que têm doenças, alguma deficiência imunológica, pessoas que têm problema do coração, que têm pressão alta, diabetes ou que tomem medicação que causa algum tipo de imunodeficiência”, pontua.

Por fim, vale ressaltar que, embora haja um grupo de risco mais propenso a contaminação, a melhor maneira de se evitar o Covid-19 é o isolamento total. Então, se puder, fique em casa!

 

*Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.