FecharX

Crianças de até 5 anos de idade terão passe livre nos ônibus de Belo Horizonte

Lei "Catraquinha Livre" vai tornar as viagens mais seguras para os pequenos, que muitas vezes se machucam ao pular ou passar por baixo da roleta



Créditos da imagem: Marcos Viera/EM/D.A Press
Main ege170221mv001
Redação Sou BH
30/12/21 às 08:18
Atualizado em 30/12/21 às 08:18

Crianças de até 5 anos terão direito à embarcar gratuitamente nos ônibus coletivos de Belo Horizonte. A lei, de autoria da vereadora Bella Gonçalves e da ex-vereadora Cida Falabella, foi sancionada pelo prefeito Alexandre Kalil e publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Município.

Apelidada de "Catraquinha Livre", a lei tem como objetivo tornar as viagens mais ágeis e seguras para as crianças, que muitas vezes se machucam ao pular ou passar por baixo da roleta. A gratuidade será válida para acessos nas estações do Move ou similares, ou diretamente nos ônibus e na rede suplementar do transporte coletivo da capital mineira.

Os pais ou responsáveis deverão apresentar um documento de identificação que comprove a idade do menor. Já para passar na roleta, será oferecido pela Prefeitura de BH o cartão de passe livre, para que os pais e responsáveis apresentem no validador. O modelo de fornecimento desse cartão BHBUS ainda será definido pela Prefeitura em regulamentação própria. A lei vai entrar em vigor 90 dias após a data da publicação.