FecharX

De Inhotim para o centro de BH

Exposição “Do Objeto para o Mundo” reúne peças do acervo do museu a céu aberto nunca expostas



Créditos da imagem: Divulgação
Main 205504 decio noviello
Mostra fica em cartaz no Palácio das Artes e no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia até março de 2015
Redação Sou BH
12/12/14 às 12:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

A partir desta sexta-feira (12), as galerias do Palácio das Artes e do Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, se enchem com um pouquinho de Inhotim. Até março de 2015, os espaços se ocupam da exposição “Do Objeto Para o Mundo – Coleção de Inhotim”, reunindo cerca de 50 obras que nunca foram expostas, mas que fazem parte do acervo do maior museu de arte a céu aberto do mundo.

Segundo o diretor de arte e programas culturais do Inhotim, e também curador da mostra, Rodrigo Moura, a parceria com a Fundação Clóvis Salgado é um desejo antigo. “Pensamos a exposição para o prédio. Por ser central, é uma forma de facilitar o acesso do público. É uma experiência nova”, avalia. Nas galerias, é possível encontrar obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles, Ernesto Neto, Thomas Hischhorn, entre outros artistas.

Já no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, os visitantes encontram uma videoinstalação, de Pipilotti Rist, chamada de “Homo Sapiens Sapiens”, filmada no Inhotim, antes da abertura do parque à visitação livre.

“Nossa expectativa de público é alta. Fiquei muito feliz com essa data. Belo Horizonte fica muito mais legal nessa época e muito mais movimentada também”, comenta Rodrigo. Além da mostra, rodas de conversa com artistas também vão movimentar o Palácio, como uma estratégia de inclusão do público, segundo o curador.

A visita é gratuita, de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 16h às 21h. Para saber mais, leia a matéria completa no portal Sou BH.