FecharX

Detran vai implantar CRLV digital em Minas Gerais

Depois da CNH eletrônica, mais um documento vai ganhar sua versão digitalizada no estado



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Main crlv digital ebc2
Redação Sou BH
12/03/19 às 18:25
Atualizado em 12/03/19 às 18:25

Mais um documento vai ganhar a sua versão eletrônica em Minas Gerais. Depois da CNH Digital, agora é a vez do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Conforme estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a iniciativa, já presente em pelo menos seis estados e no Distrito Federal, deve ser implantada até 30 de junho pelos Detrans de todo o país.

“O futuro de Minas Gerais é digital. Seguindo a diretriz do governo mineiro, nosso objetivo é ampliar o número de serviços eletrônicos e reduzir também a emissão de papel”, explica Rodrigo Paiva, diretor-presidente da Prodemge. Para o delegado Kleyverson Rezende, a parceria da Prodemge é fundamental. “Contamos com a expertise da empresa para que mais serviços do Detran-MG estejam no mundo digital, reduzindo custos e aumentando nossa eficiência”.

O projeto de digitalização do documento já foi apresentado ao Detran-MG e as duas instituições estão em negociação para iniciar seu desenvolvimento no estado. Ainda sem data prevista, o órgão mineiro tem até o dia 30 de junho para implantar a novidade.

Versão impressa

Apesar da versão eletrônica, a expedição do documento impresso continua obrigatória. Por isso, a Prodemge está trabalhando para modernizá-la, com a atualização tecnológica da insersora – equipamento responsável pelo envelopamento do CRLV junto com o aviso de recebimento dos Correios. Essa ação vai aumentar a velocidade e a qualidade do processo.

A Prodemge imprimiu, até 6 de março, 2.184.052 CRLVs, sendo que 43% foram enviados pelos Correios. Outros 1.948.779 CRLVs estão aptos a serem emitidos – o Detran-MG só libera a impressão quando todas as obrigações (multas, impostos e taxas) referentes àquele veículo estão quitadas.