FecharX

Detran lança sistema de agendamento online em BH

O objetivo da mudança é acelerar o atendimento presencial



Créditos da imagem: Marco Evangelista/Imprensa MG
Main 134640 whatsapp image 2018 11 21 at 11.43.12
Redação Sou BH
21/11/18 às 13:51
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

A partir desta quarta-feira (21) entra em vigor o sistema de agendamento eletrônico online no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O objetivo da mudança é acelerar o atendimento presencial, evitando longas filas e reduzindo o tempo de espera para a prestação dos serviços.

O agendamento deverá ser realizado no site do Detran-MG. Confirmando seu agendamento, ficará disponível uma senha que será utilizada pelo painel de chamadas no dia marcado. Cada cidadão poderá agendar dentro do mesmo mês até três serviços por CPF. O serviço será realizado apenas para o titular do CPF ou por representação de terceiros, com uso de procuração.

Além destas facilidades, o usuário tem a possibilidade de acessar o histórico dos seus atendimentos e, inclusive, modificar os serviços agendados, desde que o prazo seja com 30 minutos de antecedência do horário já programado.

Caso o cidadão tenha algum imprevisto, também será possível reagendar a data do serviço pelo site. O usuário que fizer o uso do sistema online e não comparecer a três agendamentos sem desmarcar com antecedência ficará suspenso por 30 dias.

As marcações online disponibilizadas no agendamento eletrônico são para os serviços de habilitação, veículos, marcação de provas e parcelamento de débitos incidentes sobre veículos.

Como agendar

Para efetuar o agendamento online, o cidadão deve acessar o site do Detran-MG e, na página inicial, clicar em Agendamento Online. Em seguida, é necessário realizar o cadastro. Se a pessoa já estiver cadastrada, basta entrar com login e senha. 

A etapa seguinte é a escolha da Categoria e do Serviço desejado. Para isso, deve-se clicar em “Agendar Atendimento”, escolher Data e Horário e selecionar a marcação desejada.

Todos os dados do serviço solicitado (dia, horário, documentos obrigatórios, informações sobre os serviços requisitados e valores das taxas) serão exibidos. Então, é necessário confirmar o agendamento. 

Agora, é só anotar a senha e comparecer ao Detran-MG (na sede) no dia e horário determinados. Ao chegar, o cidadão deverá validar a senha antes do atendimento.

O horário de atendimento na sede do Detran-MG é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

Com Agência Minas