FecharX

Detran terá novo sistema para aumentar a fiscalização de aulas e exames de direção

O objetivo do sistema será evitar erros dos examinadores e identificar com mais facilidade imperfeições no progresso dos alunos



Créditos da imagem: Divulgação/PCMG
Main 143710 carro
Redação Sou BH
04/04/18 às 14:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:29

As aulas e os exames de direção em Minas Gerais vão passar por algumas mudanças. Na última terça-feira (3), o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) anunciou um novo sistema de monitoramento que utilizará câmeras, telemetria, áudio e sensores ligados aos veículos para auxiliar na fiscalização das aulas práticas e dos exames dos candidatos à CNH. O objetivo do sistema será evitar erros dos examinadores e identificar com mais facilidade imperfeições na condução do próprio aluno.

O monitoramento começará pelas aulas práticas em todas as categorias, depois será a vez dos exames de direção. Minas Gerais possui mais de 6,5 milhões de habilitados, e o número tende a crescer. O Detran-MG registrou, no ano passado, mais de 905 mil exames de candidatos à carteira de habilitação para motos, carros, caminhões, ônibus e reboques. Este ano já foram mais de 187 mil exames realizados. 

Para o diretor do Detran-MG, delegado-geral César Augusto Monteiro Alves Junior, a tecnologia visa garantir a qualidade, segurança, transparência e eficiência no processo de formação e aperfeiçoamento dos condutores no Estado. “Essa solução dotará o Detran de instrumentos, tecnologia e procedimentos que permitam melhor gerenciamento do processo de habilitação sob sua responsabilidade, sobretudo dos novos condutores”, afirmou o diretor.

O Coordenador de Administração de Trânsito, delegado José Marcelo de Paula, destacou ainda, "que cada ação do candidato, no momento da aula e da avaliação será monitorada, por isso ele terá que se qualificar melhor antes do exame. Certamente, o novo sistema vai auxiliar na formação de candidatos mais preparados para o trânsito, proporcionando mais segurança e, consequentemente, diminuição no número de acidentes nas vias”, destacou.

Em aproximadamente 40 dias, todos os Centros de Formação de Condutores (CFC) de Minas devem apresentar o contrato com as empresas credenciadas para prestar o serviço. De acordo com o Coordenador de Habilitação, delegado Ednelton Carracci, o Detran-MG estabeleceu um cronograma que vai permitir a adaptação dos CFCs dentro do prazo, de forma a garantir um padrão elevado na prestação desse serviço.

A novidade será implantada, na primeira fase, durante as aulas de direção ministradas por CFCs de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH. De acordo com o cronograma, em torno de 120 dias, todo o Estado deve estar adaptado à nova tecnologia, incluindo também os exames de direção.

O Detran-MG esclarece que não haverá aumento das taxas de segurança pública para candidatos à habilitação. No entanto, fica sob responsabilidade dos CFCs a alteração ou não dos valores cobrados pelos serviços prestados.

Com Detran-MG