FecharX

Confira brincadeiras para celebrar o Dia da Infância

Cada macaco no seu galho, gato mia, estátua, batatinha, relembre essas e muitas outras brincadeiras



Créditos da imagem: Monkey Business Images/ Shutterstock
Main whatsapp image 2020 08 21 at 12.43.08
Redação Sou BH
17/09/20 às 18:31
Atualizado em 17/09/20 às 18:31

Hoje, 24 de agosto, é comemorado o Dia da Infância, com o propósito de promover uma reflexão sobre as condições em que meninas e meninos vivem no mundo. Brincar é diversão, mas sobretudo um direito da criança garantido pela Constituição Brasileira, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

E para celebrar a data, o “Brincadeira em Família”, uma iniciativa do Itaú Social com o apoio técnico do CENPEC Educação, traz 25 opções de atividades que fazem parte da tradição oral brasileira para que adultos e crianças brinquem juntos. 

Cada macaco no seu galho, gato mia, estátua, batatinha frita… São apenas algumas das brincadeiras marcantes do imaginário de muitas pessoas, aquela lembrança que provoca um sorrisinho de canto de boca e quase sempre remete a uma boa história da infância.

Para acessar o material completo, que está disponível em forma de curso on-line de duas horas, com vídeos, áudios e e-book, basta acessar o site Polo. Mas, para aquecer a diversão, confira abaixo algumas delas!

  • Parlendas e cantigas - Lembra da canção “Hoje é domingo, pé de cachimbo...”, pois essa é uma parlenda que faz parte da nossa tradição oral. Até mesmo os bebês que ainda não sabem falar podem acompanhar os sons. O mais importante é cantar várias vezes, pois assim todos irão aprender e se divertir juntos. Uma forma de variar a brincadeira é chamar as crianças para fazer desenhos baseados no que as parlendas e cantigas falam.


  • Cada macaco no seu galho - Antes de começar, é preciso organizar o espaço — o que pode ser um bom motivo para envolver todos na arrumação. O “pegador” é o “Chefe dos Macacos” e os outros são os “Macaquinhos”. A brincadeira começa quando o “Chefe” diz: “Cada macaco no seu galho”. Os “Macaquinhos” deverão fugir e subir em algum móvel. Pode ser o sofá, uma cadeira, um banquinho ou qualquer móvel que não estrague ou quebre ao subirem nele. O “Chefe” precisa correr atrás dos “Macaquinhos” para tentar pegá-los antes que consigam subir nos móveis. Se não pegar nenhum, todos descem e a brincadeira recomeça. A rodada acaba quando alguém é pego e passa a ser o “Chefe”.


  • Batatinha frita - É necessário três ou mais pessoas para brincar e pode ser feita em qualquer ambiente que tenha duas paredes opostas e seja possível se movimentar de uma à outra. Uma das pessoas será o “Observador” e as outras, as “Estátuas”. O “Observador” fica de frente para uma das paredes, que chamaremos de parede de chegada. As “Estátuas” encostam-se à parede oposta — parede de largada. O objetivo de cada “Estátua” é ser a primeira a atingir a parede de chegada. Depois de todos posicionados, o “Observador” diz pausadamente: Ba-ta-ti-nha fri-ta, um, dois, três. Quando inicia a frase: Ba-ta-ti-nha..., as “Estátuas” desencostam da parede de largada e começam a se movimentar em direção à parede de chegada. Quando ele diz: ... três, as “Estátuas” precisam parar no local e na posição em que estiverem. Rapidamente, o “Observador” se vira para olhar as “Estátuas”. Se alguma estiver se mexendo, mesmo que muito sutilmente, ela deve voltar para parede de largada. As outras “Estátuas” mantêm-se no lugar em que estão. Então, o “Observador” retorna à parede de chegada e recomeça: Ba-ta-ti-nha... Quem alcançar primeiro a parede de chegada, se torna o novo “Observador”.