Neste Dia dos Pais, já se perguntou o quão presente você é na vida dos seus filhos?

Protagonismo paterno é um tema de extrema importância e deve ser discutido cada vez mais

Créditos da imagem: Prostock Studio/Shutterstock
Redação
08/09/20 às 18:36
Atualizado em 08/09/20 às 18:36

A presença da figura paterna na criação dos filhos é extremamente importante, e nos últimos anos, o conceito de "paternidade" como conhecíamos vem mudando. Pai é quem dá amor, carinho, cuidado, dedicação e afeto. Pai é presença, é protagonista da história de seus filhos.

Os pais têm entendido cada vez mais o seu papel na criação dos pequenos, e é este o caso do Rafael Duarte (@rafinhaeostrigemeos), do Bruno Santiago (@paitemquefazerdetudo) e do Adriano Bisker (@paidecinco). Convidados do último Sou BH Talks, cada um deles vive uma realidade diferente, mas com a consciência de que são importantes figuras na vida dos filhos.

Continua depois da publicidade

 

Com o machismo ainda enraizado em nossa sociedade, ser pai é também se posicionar e buscar quebrar paradigmas. Para o papai Rafael Duarte, “pai não tem que ‘ajudar’, tem que ter suas responsabilidades e dedicação. A gente consegue! Deixe com a gente, que a gente se vira. Ninguém vai morrer de fome, a gente vai cuidar bem, vai brincar, vai colocar para dormir. Só temos que incentivar os pais a serem mais presentes e buscar melhorar isso”, comenta durante o bate-papo.

 

O paizão Adriano Bisker ainda complementa dizendo que “o machismo está muito enraizado na sociedade. O que eu gosto de falar é: Pai, mostre para sua esposa que você quer participar (da vida de seu filho). O homem tem que participar, deixar de ser machista. Eu acho que a mulher também tem que deixar o pai participar, e ele insistir em tarefas que não ‘consegue’ fazer”.

“Ser pai é duro, para quem de fato se entrega. O fato da gente se movimentar já é um caminho para quebrar o machismo e se permitir coisas, e de transmitir isso para nossos filhos. E para os pais, se não sabe fazer, aprende! ”, finaliza o papai Bruno Santiago.

 

E você, pai, o que tem feito para ser cada vez mais presente na vida de seu filho? Ou filhos. Feliz Dia dos Pais!