Roupas, calçados e cosméticos são os presentes mais citados pelos entrevistados
Às vésperas do Dia dos Pais (11 de agosto), o comércio de Belo Horizonte deve registrar um movimento intenso: 78,2% dos consumidores planejam comprar os presentes nos dias que antecedem a data. De acordo com pesquisa da CDL/BH, 38% dos entrevistados vão optar por lojas físicas, enquanto 27,4% preferem compras online. Os itens mais procurados incluem roupas (46,4%), calçados (16,2%) e cosméticos (15,1%).
A pesquisa, realizada em julho com 203 consumidores, revela que 88,2% pretendem presentear alguém especial na data. Entre os principais presenteados estão, é claro, os pais (73,7%), seguidos por maridos ou pais dos filhos (16,8%) e outras figuras familiares. O valor médio que os consumidores planejam gastar com presentes é de R$ 159,91, representando um aumento de 29,7% em relação ao ano anterior, quando o tíquete médio foi de R$ 123,30.
As roupas lideram os presentes mais citados, seguidas por calçados e cosméticos, com valores médios de R$ 119,88, R$ 187,93 e R$ 151,85, respectivamente. Os consumidores estão de olho ainda em acessórios como relógios, óculos de sol e carteira (7,8%). Também foram citados itens como material esportivo, bebidas alcóolicas, guloseimas, malas, mochilas e bolsas, eletrônicos.
Para o pagamento das compras, 24,6% dos consumidores devem optar por PIX ou cartão de débito, 21,8% por pagamento à vista no crédito e 17,9% pelo parcelamento no crédito, geralmente em três vezes. Apenas 6,7% dos entrevistados pretendem pagar em dinheiro.
A pesquisa também destaca a preocupação com os preços: 51,7% dos consumidores notaram aumento em comparação ao ano anterior, o que levou 64,5% a pesquisar os preços antes de fechar a compra. Outros fatores que podem dificultar as compras incluem atendimento ruim (44,3%), lojas lotadas (29,1%) e pouca variedade de produtos (16,7%).
Mesmo com o crescimento das compras online, 47,8% dos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas durante datas comemorativas, enquanto 32% optam por pesquisar e comprar online. Outros 14,8% pesquisam em lojas virtuais, mas finalizam as compras em lojas físicas, e 5,4% fazem o oposto, pesquisando no físico e comprando no online.