FecharX

Confira dicas de como cuidar da pele em cada fase da vida

De acordo com especialistas, para manter uma pele saudável é importante utilizar os produtos certos e a quantidade ideal



Créditos da imagem: Pressmaster/ shutterstock
Main shutterstock 455852413
Redação Sou BH
09/11/20 às 14:34
Atualizado em 09/11/20 às 14:34

Ao longo do dia, a nossa pele fica exposta à poluição, produtos de maquiagem e sujeira, e, se a remoção dessas impurezas não for feita corretamente, a pele tende a ficar oleosa e mais suscetível a cravos e espinhas.

Portanto, para manter uma cútis saudável, é importante utilizar os produtos certos e a quantidade ideal para o seu tipo de pele, pois o uso desnecessário ou exagerado pode acarretar em diversos problemas. Com o intuito de te ajudar entender melhor como adicionar o cuidado facial na sua rotina, separamos algumas dicas que podem ser úteis. Confira!

 

Cuidados em qualquer época da vida

Independente da idade, existem alguns cuidados e produtos que nunca devem ser deixados de lado, como:

Limpeza: O primeiro passo de qualquer skin care bem feita. A limpeza deve ser feita com um sabonete – em barra, líquido-gel, ou espuma – específico para o seu tipo de pele. A recomendação é que essa etapa seja repetida duas vezes ao dia, ao acordar, e antes de se deitar, para que seus efeitos sejam satisfatórios.

Esfoliante: A esfoliação facial deve ser mantida em todas as rotinas, pois ela é responsável pela renovação das células e remoção de resíduos oxidantes. É encarregada também de estimular mais a produção de colágeno. Seu uso deve ser feito, no máximo, duas vezes por semana.

Solução Micelar: Utilizar água micelar além do sabonete específico para o seu tipo de pele também ajuda na limpeza do que pode ter permanecido no rosto mesmo após a lavagem.

Tônicos: Os tônicos usados diariamente após a limpeza ajudam a promover o equilíbrio da umidade e do ph da pele e auxilia na diminuição da dilatação dos poros.

Hidratação: A hidratação é um passo fundamental, mesmo em peles oleosas, pois é ela quem retém a água em sua pele, e auxilia no aspecto hidratado. Para as pessoas que possuem linhas finas, cremes hidratantes que contém ácido hialurônico são uma ótima pedida.

Além dos problemas externos que nosso rosto recebe, existem outros fatores que influenciam diretamente na saúde da pele e por isso também devemos nos preocupar com os hormônios, a alimentação e o estresse. Assim, o recomendado é evitar a ingestão de alimentos gordurosos e com muito açúcar, além do uso do cigarro e álcool. Ter uma boa noite de sono e beber bastante água também irá ajudar a manter a aparência da pele saudável.

 

Quando começar os cuidados?

Uma dúvida muito comum é sobre quando devemos aprender a cuidar corretamente da pele e, para que não haja preocupação com envelhecimento no futuro, o ideal é começar o quanto antes. Ainda na infância, o indicado é incentivar a criança a lavar o rosto e fazer uso do filtro solar.

Já na adolescência, quando o nosso corpo começa a produzir mais hormônios e naturalmente surgem cravos, espinhas e inflamações, o indicado é realizar limpeza, hidratação e esfoliação a cada 15 dias.

Entre os 20 e 30 anos, é preciso um pouco mais de cuidado. Estabeleça uma rotina, capriche na limpeza e comece a utilizar produtos anti-idade, pois por mais que as rugas ainda não sejam evidentes, alguns aspectos de pele envelhecida começam a surgir nessa época.

Durante os 30 e os 50 anos, o indicado é manter sua rotina, mas com alguns produtinhos a mais. Opte por produtos com vitaminas como nicotinamida, vitamina C e ácidos hialurônico e salicílico, eles podem ajudar na produção natural de colágeno e manter uma hidratação reforçada. Utilize também cremes específicos para a área dos olhos, experimente alguns tratamentos estéticos, mas nunca deixe de respeitar o tempo e a frequência do uso de cada produto.

Após os 50, a pele tende a começar a ficar mais flácida, perdendo sua firmeza. Nesse caso, é bom dar prioridade para o uso de colágeno hidrolisado.