FecharX

Cinco dicas de looks para celebrar o dia do Rock

O Sou BH viajou na história e buscou as principais referências do gênero na moda



Créditos da imagem: Divulgação / Colcci + Márcio Rodrigues
Main capa
Najela Bruck
13/07/19 às 14:00
Atualizado em 13/07/19 às 14:00

O Dia Mundial do Rock, celebrado neste sábado, dia 13, terá uma extensa programação na cidade. Diversos circuitos e casas de shows preparam atrações especiais para comemorar um dos estilos musicais mais cultuados do planeta.

A história nos mostra que o rock e a moda sempre andaram juntos. Na década de 1950, Elvis Presley emprestou seu talento, beleza e estilo de se vestir ao gênero musical. Do guarda-roupa do astro saíram as clássicas jaquetas, camisas de gola alta, calças jeans com a barra dobrada e também os modelos flare.

Uma década depois, a elegância despretensiosa dos The Beatles, com seus ternos bem ajustados, convivia com a vibe despojada de Bob Dylan e suas sobreposições de camisas. Na mesma época, a excentricidade e as cores Jimmy Hendrix chamavam a atenção por seus lenços estampados e casacos bordados.

Os anos 1970 foram marcados pelo androginismo de David Bowie e pelo hippie de Janis Joplin. Dez anos depois, em 1980, peças em couro e, em sua maioria, pretas passaram a reinar. Ao lado delas, bandanas, coletes, acessórios trabalhados em metal e coturnos compunham o visual dos rockstars. Em 1990, Kurt Cobain marcou época com sua calça rasgada, camisa xadrez de flanela e tênis All Star.

Ainda hoje, o rock influencia diretamente nosso guarda-roupa. Os jeans destroyed, que tiveram origem no grunge, as jaquetas de couro, os ternos slim, os coturnos e as t-shirts tão difundidos em nossa cultura são heranças do gênero.

Selecionamos cinco ideias de looks para você celebrar o Dia Mundial do Rock em BH.

Peças em couro


Crédito: Henrique Gualtieri

T-shirts


Crédito: Márcio Rodrigues

Jeans Destroyed


Crédito: Henrique Gualtieri

Botas


Crédito: Lett Sousa

Paetê 


Crédito: Márcio Rodrigues