FecharX

Drones vão reforçar a segurança durante o carnaval deste ano

Segundo a Polícia Militar, os equipamentos possuem câmeras de longo alcance e são capazes de captar imagens de suspeitos em locais públicos



Créditos da imagem: Acervo Belotur/Alexandre Guzanche + Divulgação/PMMG
Main drones carnaval
Redação Sou BH
20/02/19 às 14:32
Atualizado em 26/02/19 às 18:10

No quesito segurança, o carnaval de BH ganhou uma novidade: a presença de drones. A expectativa é de que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) conte com os equipamentos para complementar as operações de apoio aéreo durante os dias de folia. Os militares que atuarão como pilotos remotos já estão recebendo o treinamento do Comando de Aviação (Comave).

Segundo a PMMG, os drones, equipados com câmeras de longo alcance, oferecem a segurança necessária para operar em ambientes urbanos e são capazes de captar imagens de indivíduos suspeitos em locais públicos. Ao todo, a Polícia Militar possui 12 equipamentos cadastrados na Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Destes, ao menos quatro vão integrar as ações de segurança na capital.

“Este novo tipo de aeronave é uma evolução capaz de potencializar as ações de prevenção e repressão no cotidiano da atuação policial, incrementando os resultados”, destaca o coronel e comandante do Comave, Rodrigo Sousa Rodrigues.

O treinamento

O curso tem duração de cinco dias, com aulas de teoria de voo, meteorologia, conhecimentos técnicos, legislação, normas internas, segurança e avaliação do risco operacional, além de aulas práticas de voo e estágio em operações reais. Todos os 42 alunos já realizaram, com sucesso, um módulo de ensino à distância com duração de duas semanas.

Participam do curso policiais militares de todos os batalhões da capital. Ao longo do ano, a PMMG planeja capacitar outros 100 policiais – as outras edições do curso já haviam capacitado 45 militares em todo o estado.

 Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.