Variedades

É oficial: máscaras não são mais obrigatórias em locais abertos em BH

Nova medida começa a valer nesta sexta-feira (4)


Créditos da imagem: Leandro Couri/EM/D.A Press

Redação Sou BH

|
04/03/22 às 08:04
compartilhe

Foi publicado nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial do Município, o decreto Nº 17.894, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil, que dispensa o uso de máscara ou cobertura facial sobre o nariz e a boca em ambientes completamente abertos em Belo Horizonte.

Para tomar essa decisão, o chefe do Executivo considerou os seguintes fatores:

  • a redução do número médio de transmissão da covid-19 por infectado – RT – em Belo Horizonte vem se mantendo de forma continuada abaixo de 1,00 e hoje está em 0,75;
  • a redução dos casos que exigem internações hospitalares;
  • as evidências científicas demonstram que os espaços abertos possuem menor probabilidade de transmissão da covid-19;
  • 83% (oitenta e três por cento) da população está completamente imunizada;
  • a Nota Técnica nº 003/2022 emitida pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia de Covid-19, fundamentada em análises sistemáticas dos indicadores epidemiológicos e de capacidade assistencial disponibilizadas no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte;

O equipamento de proteção segue obrigatório em todos os ambientes fechados, como bares, restaurantes, estádios de futebol, transporte público, academias e demais estabelecimentos.

Indicadores  em alerta verde

De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (2), todos os indicadores de Covid-19 estão em alerta verde. As taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria exclusivos para Covid-19 estão em 43,2% e 35,9%, respectivamente.

O RT, que mede o número médio de transmissões por infectado, está em 0,75, o que significa que cada cem pessoas transmitem o vírus para outras 75. Belo Horizonte soma 343.406 casos conhecidos de Covid-19 e 7.447 mortes, segundo o boletim divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (2).