FecharX

Série Ideias #EmCasaComSesc da semana apresenta importantes debates

Entre os temas, o 5G e a Guerra Fria Digital, Territórios e Áreas Naturais, Visibilidade Trans, saúde, sexualidade e muito mais



Créditos da imagem: Divulgação
Main sesc ideias visibilidade trans duda salibert
Redação
27/01/21 às 13:33
Atualizado em 27/01/21 às 13:33

Buscando incentivar a reflexão em tempos desafiadores como o que vivemos, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), apresenta transmissões ao vivo de debates sobre as principais questões ligadas a agenda sociocultural e educativa atual. As conferências acontecem sempre às 16h, pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre os dias 26 (hoje) e 30 de janeiro, a série traz debates sobre assuntos diversos, como O 5G e a Guerra Fria Digital, na terça-feira (26/01), Turismo, Territórios e Áreas Naturais, na quinta-feira (28/01) e Visibilidade Trans: Cidadania, Saúde, Sexualidade e Inserção Social, no sábado (30/01), fechando a semana.

Confira a programação completa!

26 de janeiro, terça-feira

O 5G e a Guerra Fria Digital

A mesa vai debater a importância da tecnologia 5G. Entre os assuntos, as disputas comerciais, geopolíticas e de narrativa entre Estados Unidos e China - e como o Brasil se insere nesse novo cenário -, as acusações de espionagem digital, os riscos do compartilhamento de dados de cidadãos e as questões de privacidade e segurança.

 

Participantes:

Esther Majerowicz - professora do Departamento de Economia e do Programa de Pós-graduação em Economia da UFRN, integrante do LabChina e do Grupo de Economia Política da UFRJ. Coordenadora do Grupo de Economia Política do Desenvolvimento da UFRN.

Diego R. Canabarro - doutor em Ciência Política pela UFRGS. É pesquisador associado ao INCT-DD e ao CEGOV/UFRGS. Atualmente, é gerente sênior de Políticas Públicas da Internet Society para a América Latina e o Caribe.

Oliver Stuenkel - professor de Relações Internacionais da FGV-SP. É membro não residente no Instituto de Política Pública Global (GPPi) em Berlim e colunista do EL PAÍS e Americas Quarterly.

Mediação e apresentação:

Danilo Cymrot - doutor pela Faculdade de Direito da USP. Pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

 

28 de janeiro, quinta-feira

Turismo, Territórios e Áreas Naturais

No Brasil, nas últimas décadas, houve um crescimento das práticas de lazer em áreas naturais que, com a pandemia, têm sido cada vez mais abordadas como atividades turísticas possíveis. A preservação da biodiversidade está conectada à preservação e valorização da diversidade cultural e aos saberes das populações locais. A mesa propõe um debate acerca das potências e tensões desses encontros entre turistas, comunidades visitadas e a natureza nas perspectivas das populações.

Participantes:

Robson Possidônio - pescador tradicional caiçara e agricultor de Vila de Trindade, sul do estado do Rio de Janeiro. Guia de turismo de base comunitária. Militante do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba e da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras. Integrante da Associação de Barqueiros e Pescadores Tradicionais de Trindade.

Alemberg Quindins - pesquisador, músico, escritor e artista plástico autodidata. Criador da Fundação Casa Grande (CE). Dr. Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri e Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri e investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio, Universidade de Coimbra.

Mediação:

Andrea Rabinovici - bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp, especialista em Turismo Ambiental, mestre em Ciência Ambiental pela USP e doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp. Atual vice-reitora da Unifesp. Professora Associada da Unifesp, campus Diadema, no Departamento de Ciências Ambientais, na Área de Ética, Ambiente e Sociedade.

Apresentação:

Mayra Vergotti - cientista social e mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Assistente técnica do Núcleo de Turismo Social do Sesc São Paulo.

 

30 de janeiro, sábado

Visibilidade Trans: Cidadania, Saúde, Sexualidade e Inserção Social

Em 29 de janeiro comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade Trans no Brasil. No ano de 2004, exatamente nessa data, pela primeira vez na história do Brasil travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para falar aos parlamentares brasileiros sobre a sua realidade. A pessoa transexual, transgênero ou travesti é aquela que tem uma identidade de gênero diferente do sexo biológico designado no nascimento. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), com a entrada da pandemia do coronavírus, o desrespeito à população Trans não só persistiu, como aumentou. Os dados relativos a 2020, comparados a 2019, demonstram que houve um aumento de 47% no número de assassinatos de pessoas trans no período entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2020, quando comparados com o mesmo período de 2019. A proposta do encontro é discutir e refletir sobre o lugar ocupado na sociedade pelas pessoas transexuais e travestis e revelar os avanços e os desafios que ainda precisam ser enfrentados para a integral participação e representatividade social.

Participantes:

Alexandre Peixe dos Santos - ativista, se divide entre a paternidade e a luta pela garantia dos direitos de homens trans no Brasil. É um homem trans e engravidou aos 19 anos, depois de sofrer um estupro ‘coletivo’ e ‘corretivo’, no interior de São Paulo. Na época, se identificava como "lésbica masculinizada" e nunca pensou em engravidar. Membro do IBRAT (Instituto Brasileiro de Transmasculinidade). É o primeiro homem transexual brasileiro a realizar procedimentos cirúrgicos financiados exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Bruna Benevides - primeira mulher trans na ativa das forças armadas brasileiras, sargenta da Marinha do Brasil. TransAtivista, educadora social, secretária de articulação política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). Vencedora do Prêmio Faz Diferença do Jornal O GLOBO. Autora do dossiê da violência e do assassinato contra pessoas trans brasileiras.

Duda Salibert - mãe, professora de Literatura, ambientalista, vegana e idealizadora da Transvest, ONG que oferece suporte social às travestis e transexuais de Belo Horizonte. Em 2018 tornou-se a primeira mulher trans a concorrer ao cargo de Senadora da República, terminando a disputa como a quarta mulher mais votada da história das eleições de Minas Gerais. Em 2020 tornou-se a primeira Transexual eleita em Belo Horizonte e a pessoa mais votada da história das eleições municipais da capital mineira.

Mediação e apresentação:

Bárbara Iara Hugo Cabral Carneiro - travesti preta, coleciona arquiteturas de corpos desobedecidos e visualidades em metamorfose. Mestranda em Educação. É graduada em Educação Artística pela UnB e atualmente integra o Núcleo de Artes Visuais do Sesc Pompeia.