FecharX

Em clássico quente, Atlético sai na frente e Cruzeiro arranca empate no Independência

Partida fica empatada em 1x1 e dá vantagem ao time celeste para o jogo no Mineirão



Créditos da imagem: Washington Alves
Main 125823 classico doze de abril washington alves light press
Atlético e Cruzeiro empatam no Independência
Redação Sou BH
13/04/15 às 13:06
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

O primeiro clássico das semifinais do Campeonato Mineiro terminou sem vencedor. Em duelo bastante disputado, com dez cartões amarelos e uma expulsão, Atlético e Cruzeiro empataram por 1 a 1, neste domingo, no Independência. Carlos abriu o placar para o time alvinegro, no primeiro tempo, e De Arrascaeta deixou tudo igual com um golaço na etapa final.

A arbitragem de fora do estado, comandada pelo paulista Raphael Claus, acabou desagradando as duas equipes. O juiz aplicou cinco cartões amarelos para cada time, a maioria no início do jogo, deixando os jogadores nervosos. Por outro lado, Claus agiu bem ao expulsar o zagueiro Leonardo Silva no lance em que o defensor estava caído e deu um chute em Leandro Damião quando o atacante celeste queria pegar a bola de sua mão.

Como terminou à frente do Atlético na fase de classificação, o Cruzeiro jogará pelo empate no duelo decisivo marcado para o próximo final de semana, no Mineirão, em data a ser definida pela Federação Mineira de Futebol (FMF). A partida terá mando de campo do Cruzeiro e, por isso, os torcedores celestes serão maioria no Gigante da Pampulha.

Agora, os dois times voltam as atenções para a Copa Libertadores. Na terça-feira, às 19h (de Brasília), o Cruzeiro enfrenta o Huracán, na Argentina, pelo grupo 3, enquanto o Atlético vai até o México para encarar o Atlas, quarta-feira, às 22h, pelo grupo 1 do torneio continental.

O jogo

As duas equipes iniciaram o clássico com desfalques. Pelo lado atleticano, o atacante Lucas Pratto, com desgaste físico, foi poupado. No lugar, entrou Guilherme. O recém-contratado Thiago Ribeiro também não foi relacionado. Já no Cruzeiro, Mayke ficou no banco e Fabiano começou como o titular.

O jogo começou quente e bastante disputado. Em 15 minutos, o árbitro paulista Raphael Claus já tinha distribuído quatro cartões amarelos, dois para cada lado. Melhor na partida, o Cruzeiro dominou os primeiros minutos e, logo aos oito, criou a primeira jogada de perigo acertando a trave em uma cabeçada de Leandro Damião.

Aos poucos o Atlético foi equilibrando o jogo até também perder uma boa chance de abrir o placar. Luan alçou na área e a bola chegou até Guilherme, que pegou de primeira, mas mandou para fora.

Com os dois zagueiros amarelados, o técnico Marcelo Oliveira resolveu tirar Léo e colocar Manoel na metade do primeiro tempo, após o defensor cometer uma falta dura em Dátolo que poderia resultar no segundo cartão, mas o árbitro optou por não marcar a falta.

Apesar da correria dos dois times, as defesas levavam a melhor sobre os ataques. Mas até que Guilherme usou a inteligência para quebrar a marcação celeste e ajudar o Galo a inaugurar o placar. Em contra-ataque, aos 39 minutos, o meia-atacante deu um belo lançamento para Luan, que recebeu na direita e cruzou para Carlos, na segunda trave, se antecipar a Fabiano e mandar para as redes.

Segundo tempo

Fabrício fez a estreia pelo Cruzeiro na etapa final. O lateral-esquerdo entrou na vaga de Mena deixando o time celeste mais ofensivo. A modificação deu certo. O novo reforço cruzou na cabeça de Damião que mandou rente à trave.

A Raposa estava em cima e chegou ao empate aos nove minutos em um golaço do uruguaio De Arrascaeta. O meia recebeu na entrada da área, mandou entre as pernas de Josué, passou por mais um marcador e bateu cruzado, no canto de Victor. Tudo igual no clássico!

O jogo voltou a esquentar depois do gol. Leandro Damião e Leonardo Silva se estranharam em uma disputa de bola. O atacante tentou tirar a bola do zagueiro, que estava caído segurando-a, quando o defensor alvinegro chutou o rival.

Após confusão entre os outros jogadores, o árbitro expulsou Leonardo Silva e mostrou amarelo a Damião.

Com um jogador a mais em campo, o Cruzeiro pressionou, mas não conseguiu ameaçar a meta de Victor, enquanto o Atlético chegou duas vezes com perigo. Primeiro, com Dátolo, mas Fábio fechou o ângulo tirando a bola. Depois, Luan cobrou falta que passou perto. No fim, tudo igual e a decisão de quem irá avançar para a final ficará para o próximo final de semana, no Mineirão.

Fonte: Itatiaia