Variedades

Esculturas de ferro com até três metros mudam a paisagem do Parque Lagoa do Nado

Peças fazem parte de exposição do multiartista Babilak Bah e ficarão expostas por um ano


Créditos da imagem: Heberton Lopes
A arte de Babilak Bah caminha por várias linguagens, incluindo música, literatura, artes visuais e arte-educação

Pedro Grossi

|
17/07/24 às 16:37
compartilhe

Quem frequenta o Parque Lagoa do Nado (Rua Hermenegildo de Barros, 906 – Itapoã), na Pampulha, se deparou nos últimos dias com enormes obras de arte espalhadas pelo espaço. São 10 peças do multiartista paraibano Babilak Bah, feitas de ferro e com até três metros de altura, que compõem a exposição ‘Oguns Kabecilês – Enxadigma’.

A abertura da exposição acontece neste domingo (21 de julho), às 10h, e as peças ficarão expostas no local por um ano. O Parque Lagoa do Nado funciona das 6h45 às 21h e não abre às segundas-feiras.

A exposição

Segundo Babilak Bah, a exposição tem como impulso criativo a iconografia da religiosidade de ascendência africana, acrescida da questão da terra e das lutas quilombolas. Há mais de uma década, o artista investiga a construção de objetos que interferem na paisagem urbana – e faz da enxada, ícone central da exposição, uma metáfora para abordar as distorções sociais e a complexidade da formação da cultura brasileira. 

Quem é Babilak Bah

Babilak Bah é um multiartista que transita por várias linguagens, incluindo música, literatura, artes visuais e arte-educação. Ele é autor dos livros ‘Voomiragem’ (2002) e ‘Corpoletrado’ (2012), e lançou os CDs ‘Enxadários: Orquestra de Enxadas’ e ‘Biografias de Homens Inquietos’, além do DVD ‘Afroprogressivo’. Em 2023, Babilak Bah lançou o livro ‘Uma Clínica de Instantes Inusitados’.