Apresentação, que acontece dia 26 de outubro, integra a programação do 11º Festival de Primavera do Luiz Estrela
O espetáculo ‘Antrópodes’, dirigido pelo coreógrafo colombiano Vladimir Rodrigues e participação dos bailarinos Luciana Lanza e Fábio Cota, faz única apresentação em Belo Horizonte no dia 26 de outubro (sábado), às 19h, no Espaço Comum Luiz Estrela (rua Manaus, 348 – Santa Efigênia). O evento, que integra a programação do 11º Festival de Primavera do Luiz Estrela, é gratuito. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Em “Antrópodes”, um casal volta para casa após um dia normal e cansativo de trabalho. Suas rotinas domésticas aparentemente monótonas descobrem camadas profundas onde as pessoas e o espaço que habitam se fundem. “Amálgama de emoções e confinamento, de carne e objetos. O casal e o lugar que habitam são um só, indivisíveis, próteses corporais feitas de casas, próteses caseiras feitas de corpos”, conta Luciana Lanza.
O espetáculo ganhou o nome de “Antrópodes” em função de uma brincadeira com as palavras artrópodes, que são invertebrados que possuem patas articuladas e têm uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto; e antropomorfismo, uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a animais, deuses, elementos da natureza e constituintes da realidade em geral.
A obra é fruto de um encontro, no Brasil, dos integrantes do Espaço Comum Luiz Estrela com a La Futileria, na Colômbia. Sob direção geral de Vladimir Rodríguez, em estreita colaboração com os bailarinos Luciana Lanza e Fábio Costa, os artistas vivenciaram os dois espaços ibero-americanos através do estudo de princípios metodológicos de Vladimir intitulado “Sistema de treinamento Piso Movil” e do aprofundamento em teatro físico “Ator Motor”.
Leia mais: Galpão Cine Horto recebe 6ª Mostra de Monólogos com dez espetáculos inéditos