Desde março de 2020, as vagas estavam liberadas para facilitar o acesso dos trabalhadores da área de saúde aos hospitais da região
As vagas de estacionamento rotativo digital da Região Hospitalar de Belo Horizonte voltarão a ser cobradas a partir da próxima segunda-feira (14). Desde março de 2020, as vagas estavam liberadas para facilitar o acesso dos trabalhadores da área de saúde aos hospitais da região, em função do coronavírus.
Segundo o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, a decisão de voltar a cobrar o pagamento foi tomada considerando a melhoria das condições de saúde pública verificadas nos últimos meses na capital, além de estudos técnicos realizados.
“Com a gradual reabertura da cidade, a manutenção desta medida vem causando impactos, pois alguns motoristas estacionam seus veículos nas primeiras horas da manhã, deixando-o até o fim do dia, o que acaba impedindo que outras pessoas tenham a oportunidade de acessar e estacionar para a utilização dos serviços da Área Hospitalar. O sistema de estacionamento rotativo permite dar oportunidade e democratizar o espaço público para que as pessoas possam realizar suas atividades pela cidade”, justifica.
A Área Hospitalar conta com 2.695 vagas físicas em 102 quarteirões que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 13.321 oportunidades de estacionamento.
Estacionamento Rotativo
Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.372 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 104.698 oportunidades de estacionamento em 874 quarteirões da capital.
Em junho de 2018, foi lançado o Estacionamento Rotativo Digital. Com o aplicativo no celular o motorista pode comprar créditos para usar as vagas de estacionamento rotativo da capital. O crédito do Rotativo Digital custa R$ 4,40 e é válido para utilização em quaisquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h).