Variedades

Estagiária encontra carta inédita de JK escondida em livro antigo

Mensagem de despedida do ex-presidente agora integra acervo histórico e poderá ser exibida ao público


Créditos da imagem: Reprodução
carta inédita de JK Documento de 1961 foi descoberto durante reorganização de acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Ana Clara Parreiras

|
03/09/25 às 18:58 - Atualizado em 03/09/25 às 19:00
compartilhe

Uma carta escrita pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, datada de 1961, foi encontrada por acaso no acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. 

O documento, que registra uma mensagem de despedida do político ao final de seu mandato, estava escondido entre livros antigos e trouxe à tona uma pequena história pessoal do presidente.


Leia também:


Uma descoberta inesperada

A estagiária Jussara Soares, estudante de Museologia, encontrou a carta enquanto organizava e digitalizava centenas de publicações. “Foi como descobrir um tesouro”, conta.

O documento estava dobrado dentro de um livro de capa de couro chamado O livro de ouro.

Pesquisas posteriores revelaram que a carta tinha como destinatária Teresa Bonifácio, funcionária do Palácio da Alvorada e natural de Poços de Caldas, que mantinha contato próximo com o presidente. 

Hoje, o documento está higienizado e preservado no arquivo do museu, à disposição de pesquisadores e do público, e há planos de incluí-lo em futuras exposições.

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

O conteúdo da carta

Na mensagem, Kubitschek agradece o apoio recebido durante seu governo e faz um balanço de suas ações à frente do país. Ele reafirma que, mesmo após deixar a presidência, manteria o compromisso de trabalhar pelo Brasil. 

O selo presidencial em alto-relevo e a assinatura confirmam a autenticidade do documento.

carta inédita de JK - (foto: Reprodução)
Documento de 1961 registra despedida do presidente e revela relação próxima com funcionária do Palácio da Alvorada(foto: Reprodução)