Show na cidade acontece em 27 de julho; festival acontece também em Conceição do Mato Dentro entre os dias 8 e 11 de agosto, com shows gratuitos
O Tabuleiro Jazz Festival traz em sua quarta edição uma novidade. Este ano, o evento, que tradicionalmente acontece no distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro (MG), será lançado em Belo Horizonte, com um show do multi-instrumentista Hermeto Pascoal e grupo. A noite terá ainda show de Chico Amaral Quarteto, que reúne nomes de peso, como Chico Amaral (sax), Cristiano Caldas (piano), Pablo Souza (baixo acústico) e André Limão (bateria). O show acontece na Autêntica (av. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia), no dia 27 de julho (sábado), às 21h30. Ingressos entre R$ 60 (meia social) e R$ 300 (mesa 4 pessoas no Mezanino). Vendas no Sympla.
Alieksey Vianna, curador do festival, diz que a intenção do show prévio em BH é aproximar ainda mais o público da capital com o Tabuleiro Jazz Festival, que reuniu 4 mil pessoas no ano passado. “O festival atrai pessoas de todo o Brasil e de Minas, mas tem um grande público em Belo Horizonte e, este ano, escolhemos a cidade para levar um pouquinho do espírito dessa grande festa da música e fazer o convite pessoalmente”, diz.
Em Conceição do Mato Dentro, a programação é gratuita e acontece de 8 a 11 de agosto, com concertos, shows, oficinas de música, atividades voltadas para o meio ambiente e feira gastronômica.
No dia 8 de agosto (quarta-feira), concerto de abertura na Igreja Matriz com a Orquestra Opus e os solistas Fernando Araújo, Otávio Castro e Caxi Rajão, às 20h.
No dia 9 de agosto (quinta-feira), a programação passa a ser realizada no distrito de Tabuleiro, com shows de artistas regionais. Se apresentam Adriele Assis, DJ Deco Lima e Elaine Abras com o Beto Lopes Trio.
No fim de semana, dias 10 e 11, passarão pelo palco do Tabuleiro Jazz Festival grandes grupos e artistas como Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ), Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA), Roberto Koch Sexteto (Venezuela), Minas Messengers (EUA/BH), Feya Faku (África do Sul), Antônio Loureiro Trio (BH/SP), Kevin Hays (EUA) e Marcelo Martins (RJ), Felipe José (São João del Rei) e Daniel Othechar (Candeias).
Uma das figuras mais influentes na música brasileira e internacional, o compositor, arranjador e multi-instrumentista acaba de lançar o álbum de inéditas ‘Pra você, Ilza’, homenagem póstuma à esposa Ilza Silva.
Hermeto, que completou 88 anos, é autor de mais de 10 mil composições. Ao longo da carreira, o alagoano lançou 35 álbuns, discografia marcada pela diversidade de gêneros e estilos. Além de sua carreira solo, compôs para orquestras e realizou performances inovadoras, integrando sons da natureza e do ambiente urbano em suas composições.
Na carreira internacional, teve suas músicas gravadas por grandes nomes do jazz, como Miles Davis. Em 2019, Hermeto também foi reconhecido com um Grammy Latino pelo álbum Hermeto Pascoal e Sua Visão Original do Forró , e em 2018, pelo álbum Natureza Universal com a Big Band (Scubidu Music).
No show do Tabuleiro Jazz Festival em Belo Horizonte, Hermeto Pascoal vem acompanhado de Fábio Pascoal (percussão), Itiberê Zwarg (baixo), Felipe Montanaro (piano), Jota P (saxes e flautas) e Ajurinã Zwarg (bateria).
Neste show, o grupo apresenta um repertório baseado no trabalho mais recente de Chico Amaral, o disco virtual Canções Brasileiras, uma leitura instrumental de clássicos de nossa música, compostos por nomes como Villa-Lobos, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Edu Lobo e outros. Completam o programa, algumas composições do saxofonista, sempre abrindo espaço ao improviso dos músicos.