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Estudantes vão apresentar projetos na Assembleia para combater discriminação racial

Iniciativa faz parte do Parlamento Jovem de Minas e tem parceria de câmaras municipais



Créditos da imagem: Ricardo Barbosa
Main assembleia pj minasricardo barbosa
Redação Sou BH
11/04/19 às 18:04
Atualizado em 11/04/19 às 22:42

Alunos do ensino médio de várias escolas do estado vão se reunir ao longo de 2019 para discutir a discriminação étnico-racial e propor projetos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para combater o preconceito. A iniciativa faz parte do programa de formação política de estudantes do Parlamento Jovem de Minas.

A 16ª edição conta com a parceria de 94 câmaras municipais, que vão auxiliar os jovens na discussão sobre violências, direitos e aspectos culturais e na formulação das propostas. O lançamento acontece no Salão Nobre do Parlamento Mineiro, nesta sexta-feira (12), a partir das 15h.

O programa

Os participantes receberam um texto-base com conteúdo informativo e didático. O documento trata a discriminação como toda e qualquer forma de restrição, distinção ou exclusão que tenha por base raça, gênero, cor da pele, origem nacional ou étnica, linha familiar, condição social, orientação sexual, religião, valores culturais, deficiência, entre outros, que resulta em restrição ou até mesmo anulação de direitos individuais.

Ao longo de 2019, os estudantes vão participar das etapas municipal, regional e estadual. Na etapa municipal, as câmaras mobilizam os monitores do projeto e os estudantes das escolas do ensino médio escolhidas para participar do PJ Minas.

Nessa fase, serão discutidas e votadas propostas para um documento a ser encaminhado às câmaras municipais. As sugestões priorizadas serão encaminhadas para as plenárias regionais até agosto. Em seguida, os projetos serão abordados na plenária estadual, prevista para o dia 20 de setembro, na Assembleia Legislativa.

Ao final, o documento, resultante da plenária final, será enviado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que poderá dar encaminhamentos a partir das propostas apresentadas pelos estudantes do programa.