FecharX

Mulheres têm direito a exame gratuito para verificar funcionamento dos rins

Laboratório São Marcos mede níveis de creatinina de mulheres no dia 8 de março



Créditos da imagem: Shutterstock
Main 145334 exame saomarcos
Redação Sou BH
08/03/18 às 15:31
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Em uma ação para unir as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial da Saúde do Rim, ambos no dia 8 de março, o Laboratório São Marcos oferece exames gratuitos de creatinina para mulheres com mais de 20 anos de idade.

De acordo com a diretora médica do Grupo São Marcos, Dra. Mariana Cerqueira, o exame de creatinina é um dos mais solicitados pelos médicos. “Quando a substância ultrapassa os valores de referência, que podem mudar de acordo com o sexo, a idade e o peso, a creatinina pode indicar que os rins não estão fazendo o papel de filtragem eficaz, o que sinaliza uma possível insuficiência renal”, explica.

Todas as unidades do laboratório na região metropolitana de Belo Horizonte vão realizar os testes de acordo com os respectivos horários de funcionamento. O objetivo da ação é enfatizar a importância dos cuidados com a saúde da mulher, apoiando, ainda, as campanhas da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBN), cujo tema deste ano é “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”. O jejum não é obrigatório e o número de exames é limitado.

Confira aqui as unidades onde as mulheres poderão fazer o exame.