FecharX

Faculdade Ciências Médicas inaugura Centro de Memória com mais de 1,5 mil peças

O acervo conta com equipamentos antigos, livros, mobiliário, fotografias e muitos outros objetos



Créditos da imagem: Divulgação/Faculdade Ciências Médicas
Main whatsapp image 2019 05 14 at 19.10.21
Redação Sou BH
14/05/19 às 22:11
Atualizado em 15/05/19 às 18:11

Ao longo de quase sete décadas, a Faculdade Ciências Médicas vem escrevendo uma rica história que, agora, poderá ser conhecida no novo Centro de Memória da instituição. O espaço, inaugurado nesta terça-feira (14), tem mais de 1.500 peças que ajudam a contar a história da faculdade e da evolução da medicina. 

O centro começou a ser montado em 2016, sob curadoria do professor Geraldo Magela Gomes da Cruz. Dois anos mais tarde, em 2018, o trabalho de limpeza e catalogação do acervo começou. Foram identificados recursos didáticos, como projetores de slides e retroprojetor, materiais de laboratório, equipamentos usados em consultas e tratamentos, livros, mobiliário, fotografias, documentos institucionais e muitos outros objetos que ajudaram a compor o patrimônio do local.

De acordo com a museóloga do Centro de Memória, Paola Cunha, o acervo preserva a história da instituição e também é uma importante fonte de pesquisa, pois abre novas possibilidades de informação sobre a história da medicina de Belo Horizonte, do ensino superior em Minas Gerais, sobre diferentes biografias e pesquisas em saúde.

O Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas é aberto ao público e funciona das 10h às 19h.