FecharX

Feira Hippie tem novo horário de funcionamento no período das compras de Natal

Exposição de artesanato e variedades espera aumento de até 35% na quantidade de visitantes em dezembro



Créditos da imagem: Marcos Vieira/EM/D.A Press
Main feira hippie de bh tem novo horario de funcionamento em epoca de natal
Comerciantes terão uma hora a mais para as vendas nos domingos de dezembro, inclusive no Natal
Bossuet Alvim
18/11/22 às 08:28
Atualizado em 18/11/22 às 08:28

As compras e passeios do fim de ano ganharam mais tempo com a prorrogação do funcionamento da Feira Hippie, no Centro de BH, em todo o mês de dezembro. O horário oficial das vendas no local, normalmente das 8h às 14h, passou para até às 15h nos dias 4, 11, 18 e 25 de dezembro. 

A intenção da mudança, promovida pela Prefeitura de BH, é incentivar as vendas no comércio popular às vésperas do Natal e na própria data. Em domingos comuns, a feira costuma receber em média 60 mil visitantes, mas no período das festas de fim de ano este número cresce entre 30% e 35%, segundo a PBH.

Por que hippie?
A Feira Hippie ganhou este apelido informal porque nasceu como uma reunião de artistas plásticos e artesãos na Praça da Liberdade, em 1969. Por serem artistas populares, boa parte deles jovens e trabalhando na rua, a opinião pública os associou ao movimento de contracultura daquele final dos anos 1960.

Estes criadores, tanto os que de fato eram hippies como os que não eram, faziam do lugar um ponto informal para expor e vender seus trabalhos, em uma iniciativa que ganhou popularidade e atraiu a atenção da administração pública – a feira foi reconhecida pela PBH em 1973. 

Já em 1991, esta primeira versão da feira foi somada a outras exposições de artistas que aconteciam regularmente pela cidade e, unificadas na Avenida Afonso Pena, deram origem ao formato atual. Hoje dividida em 16 setores, com cerca de 1800 expositores, ela tem o nome oficial de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, e é a maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina.