Capital tem ponto facultativo na quinta-feira (6/04) e horários diferenciados na Sexta-feira da Paixão
Com o feriado de Sexta-feira da Paixão (7/04) e a quinta-feira (6/04) de ponto facultativo decretado pela PBH, alguns espaços públicos e de lazer ganham horário especial de funcionamento, enquanto outros param completamente. SouBH reuniu informações sobre o funcionamento da capital mineira neste período entre 6 e 9 de abril, com opções de lazer, horários de comércio e detalhes sobre disponibilidade dos espaços e serviços públicos. Confira:
Para quem pretende aproveitar o feriado ao ar livre, a notícia é boa: os parques municipais funcionarão entre os dias 6 e 9 de abril, inclusive na sexta-feira e no domingo de Páscoa. O principal deles, Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, mantém seu horário estendido até a noite (de terça-feira a sábado, das 7h às 21h com entrada até 20h30), e ainda funciona no domingo (9/04) de 7h às 17h (entrada até 16h30).
Os parques Aggeo Pio Sobrinho (Buritis), Jacques Cousteau (Estrela do Oriente) e Roberto Burle Marx (Parque das Águas) funcionam normalmente entre quinta-feira e domingo, das 7h às 18h, enquanto os parques das Mangabeiras, da Serra do Curral e o Parque Ecológico da Pampulha vão de 8h às 17h (entrada até 16h) nos mesmos dias. O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no Bairro Itapoã, funcionará de 6h40 às 17h (entrada até 16h30) nas três datas.
Zoológico e Jardim Botânico funcionam normalmente na quinta-feira, no sábado e domingo de Páscoa, mas fecham na Sexta-feira da Paixão. Entre os teatros municipais, apenas o Raul Belém Machado (Alípio de Melo) funciona na quinta-feira, com show do violeiro Wilson Dias (saiba mais).
Se a ideia é usar a folga para dar um passeio cultural, o Museu da Moda (Centro) abre normalmente de quinta-feira a sábado, das 10h às 18h, enquanto o Museu da Imagem e do Som (Lourdes) funciona também de quinta a sábado das 11h às 18h. Já os museus Abílio Barreto (Cidade Jardim), Casa Kubitschek (Pampulha) e Casa do Baile (Pampulha) abrem de quinta-feira a domingo, incluindo os dois feriados, das 10h às 18h. O Museu Mineiro (Lourdes) vai de 12h às 19h na quinta-feira e de 11h às 17h de sexta até domingo. No Centro, o Palácio das Artes funcionará normalmente na Sexta-feira Santa, de 9h30 às 21h, com a bilheteria aberta das 12h às 21h.
Na Praça da Liberdade, o CCBB funciona normalmente todos os dias, de 10h às 22h. O Espaço UFMG funciona quinta, fecha na sexta-feira e reabre no sábado e domingo, de 10h às 17h – exceto no sábado, quando vai até 21h. A Casa Fiat de Cultura abre na quinta de 10h às 21h e de sexta-feira a domingo das 10h às 18h. A Biblioteca Pública Estadual fecha de quinta a domingo. Grande estrela da Praça, o Palácio da Liberdade fica aberto para visitação dos jardins tanto na quinta como na sexta-feira, entre 12h e 18h, e as exposições no interior do palácio funcionam nos dois dias de 12h às 17h.
Os Centros de Saúde abrem na quinta-feira de 7h às 17h, mas não funcionarão na sexta-feira. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Odilon Behrens, Central de Internação, SAMU, Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno, Centros de Referência em Saúde Mental e laboratórios das UPAs funcionam normalmente, 24h, em todos os dias. O Hemocentro funciona na quinta-feira e no sábado das 7h às 12h, mas fecha na sexta-feira. As doações de sangue devem ser agendadas previamente pelo app MG Cidadão.
O ponto facultativo só vale para serviços públicos e não altera o funcionamento do comércio, que segue normal na quinta-feira. Para a Sexta-feira da Paixão, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) informou no ano passado que o comércio pode funcionar normalmente e conceder folgas aos empregados posteriormente, uma vez que “não há impedimento nos instrumentos coletivos da categoria”, segundo nota da entidade. Para este ano, a CDL ainda não emitiu um posicionamento.
Os shoppings da capital mineira vão funcionar normalmente na quinta-feira, mas na sexta há alterações em cada um deles. No BH Shopping, funcionam apenas Carrefour, praça de alimentação e Hot Zone. Boulevard, Del Rey e Shopping Cidade abrem somente a praça de alimentação, das 11h às 21h, enquanto o Pátio Savassi mantém área de alimentação e drogaria abertas normalmente. Shopping Estação BH tem praça de alimentação liberada das 11h às 21h, farmácias e EPA ficam abertos de 9h às 22h. No sábado e domingo, todos os estabelecimentos voltam aos horários regulares.
Para o transporte público, na quinta-feira valem os horários definidos em dia útil atípico, enquanto na sexta e no domingo as linhas funcionam em seus horários de domingos e feriados. O sábado segue com os horários normais.
Os serviços de limpeza urbana serão suspensos na Sexta-feira da Paixão, logo não haverá recolhimento de lixo nem varrição de ruas. Os trabalhos seguem normais nos outros dias. Postos do BH Resolve, Sine e Procon não abrem, As Unidades de Atendimento Integrado de Minas Gerais (UAIs) e o Detran não funcionarão na quinta e sexta.