FecharX

Festival Internacional MIMO chega a Ouro Preto

<p>O festival acontece na cidade história mineira do dia 29 de agosto ao dia 1º de setembro</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main mimo
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

O MIMO é um festival internacional de música, realizado em cidades que preservam bens e valores históricos do Brasil desde 2004 e que, a partir de 2013, amplia-se e vira a base do Movimento MIMO.

Nesta décima edição, a charmosa Paraty (RJ) será palco pela primeira vez deste grande evento ? que se estenderá de 23 de agosto até 8 de setembro. Em seguida, será a vez de Ouro Preto (MG) e, por fim, Olinda (PE), onde tudo começou.

Com programação inteiramente gratuita e de excelência, em imponentes cenários do patrimônio histórico (igrejas, museus, monumentos, teatros) e ao ar livre, dá aos espectadores a oportunidade de experimentar momentos inesquecíveis e plenamente sensoriais.

O MIMO oferece atrações de música plural, vindas de diversas partes do planeta. Um panorama dos diversos ambientes sonoros, com concertos de música erudita, popular, jazz, world music, música brasileira e o que há de mais instigante na cena contemporânea internacional.

Além da música de diferentes sotaques e gêneros, o público é contemplado com o Festival de Cinema, que exibe produções nacionais e estrangeiras da recente safra da cinematografia que têm a música como protagonista. Os filmes são projetados em telões ao ar livre, nos pátios das igrejas, em cinemas e cineclubes locais. Um cuidadoso programa educativo integra o calendário de atividades, voltado desde aos alunos da Rede Pública de Ensino até os profissionais que buscam aperfeiçoamento técnico.

O festival. O festival MIMO acontece na cidade história mineira de Ouro Preto do dia 29 de agosto ao dia 1º de setembro. Uma das atrações é o MANdolinMAN, jovem quarteto belga de bandolins,  que vem pela primeira vez no Brasil.

Formado por Andries Boone, Dirk Naessens, Lorcan Fahy (bandolins) e Maarten Decombel (mandola e mandocello), é uma das grandes novidades da música plural que o MIMO traz com exclusividade ao Brasil.

Depois de chamar a atenção da crítica pela qualidade da execução da música folclórica da Bélgica, que estava em vias de extinção, os bandolinistas se dedicam agora à interpretação de clássicos da Bossa Nova, como ?Meditação? e ?Àgua de Beber?.