FecharX

Filhote de gorila morre em Zoológico de BH enquanto brincava com os irmãos

Animal de apenas três meses não resistiu a uma queda de três metros de altura



Créditos da imagem: Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica/Divulgação
Main funda%c3%a7%c3%a3o de parques municipais e zoobot%c3%a2nica divulga%c3%a7%c3%a3o
O irmão mais velho, Jahari, pegou o pequeno e o levou até a sua mãe, Imbi. Ao pegá-lo, o filhote sofreu uma segunda queda. Dessa vez, das costas da mãe
Redação Sou BH
27/12/21 às 06:28
Atualizado em 27/12/21 às 06:28

Filhote dos gorilas Imbi e Leon, o caçula da família de gorilas do Zoológico de Belo Horizonte morreu neste domingo (26), após cair enquanto brincava com os irmãos. Ele tinha apenas três meses de idade, não havia recebido ainda um nome e e era o quinto filhotinho da unidade.

De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Anaya, que nasceu em 2019, pegou o irmão e o colocou nas costas, o que é um comportamento típico da espécie. Eles subiram nas pedras, mas, em algum momento, o filhote caiu de uma altura de aproximadamente três metros.

O irmão mais velho, Jahari, pegou o pequeno e o levou até a sua mãe, Imbi. Ao pegá-lo, o filhote sofreu uma segunda queda. Dessa vez, das costas da mãe. O gorilinha foi atendido pelos veterinários, mas já estava sem pulsação e movimentos respiratórios, com hemorragia nasal e sinais de traumatismo craniano.

Em respeito ao comportamento de luto existente entre os animais, o filhote foi deixado junto ao grupo para que os familiares pudessem se despedir. O Zoológico vai aguardar orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas para decidir qual será o melhor destino para o animal, após procedimento de necropsia. O gorila ainda não tinha nome, pois a Prefeitura de Belo Horizonte iria fazer uma enquete com a população para a escolha.