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Gero Fasano conta a história do grupo hoteleiro e gastronômico no Brasil em novo livro

'Fasano Dal 1902...', escrito por Luciano Ribeiro, será lançado nesta quarta (1°/6) em BH e aborda a marca que virou sinônimo de excelência


Créditos da imagem: Divulgação
Em 1980, Fabrizio Fasano, filho de Ruggero, convoca Gero, seu filho, da quarta geração, para abrir um novo restaurante no Shopping Eldorado. Na época, Gero alimentava planos de fazer cinema, mas a forte ligação que tinha com o avô Ruggero foi decisória ao assumir, sob a supervisão experiente de Fabrizio, a tradição de bem receber da família

Redação Sou BH

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01/06/22 às 11:45
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A história dos 120 anos do Grupo Fasano no Brasil é contada por Gero Fasano no novo livro “Fasano Dal 1902…”, escrito por Luciano Ribeiro. A obra será lançada na noite desta quarta (1°), no hotel Fasano, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Em 160 páginas, o jornalista Luciano Ribeiro reconstitui a trajetória da família Fasano desde a chegada do imigrante milanês Vittorio, fundador da Brasserie Paulista, em 1902, até a recente abertura do Hotel Fasano em Nova York, em fevereiro de 2021.

A trajetória de superação de Gero Fasano, à frente da marca há 40 anos, é o fio condutor da narrativa. E o autor não economiza nos detalhes íntimos e saborosos – a começar pelo episódio que conta como o rapaz de 18 anos, estudante de cinema em Londres, descobriu pelo jornal que o pai, Fabrizio Fasano, estava à beira da falência. Desde então, a determinação desse self-made man pôs o sobrenome da família em nove hotéis e 27 restaurantes em três países.

Com ricas fotografias de época e atuais, o livro ajuda a entender como Gero, que fracassou com sua primeira empreitada – o Jardin Gastronomique Fasano, dedicado à nouvelle cuisine francesa – tornou-se um dos mais respeitados restaurateurs do país. O bisavô, Vittorio, e o avô, Ruggero, haviam tido restaurantes de sucesso. O pai construiu negócios em outras áreas. Gero inaugurou seu primeiro restaurante devendo dinheiro ao marmorista e ao marceneiro, não fazendo ideia de como iria pagar. Para piorar, escreve Ribeiro, o empreendimento comandado por um chef discípulo de Paul Bocuse, trazido da França para executar no Brasil dos anos 1980 a nouvelle cuisine, foi um fiasco comercial.

Incansável na busca da perfeição, seja no serviço ou na cozinha, Gero tem um jeito muito particular de compreender o que é luxo e sofisticação. Suas convicções se traduzem no gestual dos garçons, na escolha dos ingredientes italianos – que chegaram a ser pessoalmente contrabandeados pelo empresário no passado – e ajudaram a imprimir a identidade da marca Fasano. São elas também que embasam a bem-sucedida sociedade com a JHSF, que impulsionou a internacionalização do Grupo. 

A publicação, é claro, se encerra com uma coletânea de receitas – foram selecionados apenas oito pratos e oito drinks, pinçados entre os clássicos do Grupo. Estão lá o famoso Ossobucco com Risotto alla Milanese do Fasano, o Bollito do Parigi, a Torta Caprese do Gero e o Bloody Mary do Baretto, entre outros pratos registrados que não saem dos cardápios.

Serviço
Lançamento do livro “Fasano dal 1902…”
Quarta-feira (1°/6), às 19h
Hotel Fasano,  Rua São Paulo,  2.320, Lourdes
160 páginas, R$ 250
O livro Fasano dal 1902… será comercializado em todos os hotéis do Grupo.