FecharX

Giro 4 Patas: BH apresenta plano para substituição de veículos de tração animal

Medidas visam qualificar profissionalmente carroceiros e garantir bem-estar dos animais até o fim da atividade



Créditos da imagem: Grazielle Souza
Main whatsapp image 2024 02 23 at 08.41.27
Plano estratégico se desdobra em dois eixos fundamentais: a qualificação profissional dos carroceiros e o bem-estar dos animais envolvidos
Giro 4 Patas
23/02 às 08:42
Atualizado em 23/02 às 08:47

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, nesta quinta-feira (22), um plano abrangente para a substituição gradual dos veículos de tração animal na cidade. Elaborado por uma comissão multidisciplinar, o documento estabelece medidas concretas para a transição dessa atividade, proibida a partir de 22 de janeiro de 2026.

Plano de ação para transição gradativa

O plano estratégico se desdobra em dois eixos fundamentais: a qualificação profissional dos carroceiros e o bem-estar dos animais envolvidos.


Qualificação profissional e alternativas de renda

Uma das principais vertentes do plano é a capacitação profissional dos carroceiros e seus familiares. Prevê-se a oferta de cursos profissionalizantes, assistência na busca por vagas de emprego formais e apoio para obtenção de carteira de motorista, além de aulas de informática.


Alternativas para os animais

Quanto aos animais, está em destaque um conjunto de medidas voltadas para garantir seu bem-estar, incluindo vacinação, microchipagem e, quando necessário, encaminhamento para adoção responsável.


Diagnóstico e implementação

O estudo preliminar está programado para ser concluído até junho deste ano. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), será responsável por esse levantamento, visando entender melhor a realidade dos carroceiros e suas famílias.


Parcerias estratégicas

Para viabilizar a transição de forma eficaz, a Prefeitura de Belo Horizonte firmará parcerias com diversas entidades, como o Serviço Nacional de Transporte (Senat) e organizações da sociedade civil voltadas para o bem-estar animal.


Suporte social e inclusão

Além disso, a Prefeitura se compromete a oferecer suporte social aos carroceiros e seus familiares, incluindo acesso a programas de assistência social e inclusão nos serviços de proteção especial, se necessário.


E aí, gostou? Para mais dicas sobre o mundo pet, siga o @giro4patas no Instagram.