FecharX

Giro 4 Patas: castração gratuita em cães e gatos em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte abre nesta segunda-feira (27/2) a agenda para a cirurgia



Créditos da imagem: Pexels
Main cb168995 2e8a 4c43 9cc8 089ab5fdcdfe
No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade até a liberação do cão ou gato
Giro 4 Patas
27/02/23 às 08:24
Atualizado em 27/02/23 às 17:09

@giro4patas traz uma dica de cirurgia gratuita em cães e gatos. A Prefeitura de Belo Horizonte abre nesta segunda-feira (27/2) a agenda para a castração. Os procedimentos serão realizados em março. Os agendamentos devem ser feitos no Portal da PBH.

 

Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia.


A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado, incluindo jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral.

No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade até a liberação do cão ou gato.


Podem ser agendadas as castrações de até 10 animais por CPF, sendo, no máximo, 3 marcações semanais por tutor. Em situações específicas, em que é necessário ultrapassar o limite, deve-se entrar em contato com a Gerência de Esterilização de Animais para avaliação, através do e-mail: geean@pbh.gov.br.


Desmistificando a castração


Entre muitos donos de pets e o público leigo, a castração de animais de estimação ainda soam como um tabu. O procedimento pode parecer covardia, como se os animais se submetessem à perda de um órgão tal como ocorreria no caso humano. Mas há um consenso entre médicos veterinários sobre a importância da castração, e merece ser destacada. Ela afeta de forma positiva a própria saúde do animal.


Isso porque a incidência de câncer nos aparelhos reprodutivos dos doguinhos é significativamente maior e mais letal. “Para efeitos de comparação, a castração tem a mesma relevância que a extração de um órgão do ser humano que está tomado de células cancerígenas. A retirada dos órgãos reprodutivos nos cães, portanto, aumenta de maneira considerável a saúde e o tempo de vida deles, visto que o risco de câncer na região diminui para uma chance mínima”, explica Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au!Happy, operadora de plano de saúde para pets pioneira no país.


Segundo ele, há algumas questões que merecem ser observadas ao fazer a castração. A intervenção nos machos consiste na retirada dos testículos, ao passo que a cirurgia nas fêmeas é mais invasiva, pois é feita a retirada dos ovários. A recomendação é que isso seja feito por volta dos 6 meses, quando o cãozinho já tomou as vacinas pediátricas e ainda não iniciou seu ciclo de vida reprodutivo.


Vale ressaltar que o procedimento é simples e rápido, e tanto a cirurgia quanto a recuperação são indolores, uma vez que é usado anestesia local. “No período de recuperação, são recomendados anti-inflamatórios que devem ser aplicados pelo próprio dono ao longo de sete dias após a cirurgia. Mas não há nenhum trauma ou reação adversa por parte do pet ao longo deste período nem depois da recuperação”, explica Simone.


Segundo a executiva, o que pode se alterar em decorrência da castração é o comportamento. “Os testículos dos machos produzem testosterona, e como essa produção é interrompida, eles tendem a ficar mais calmos, menos agitados e agressivos. Mas essa mudança comportamental é em decorrência da ausência dos hormônios, não por um trauma provocado pela cirurgia. A castração é recomendada, também por ser segura”, pontua.


Caso não seja possível castrar o seu companheiro de quatro patas gratuitamente pela prefeitura, há opção de realizar o procedimento em clínicas privadas e também com o auxílio de um plano de saúde. “Além de contemplar todas as vacinas e eventuais cirurgias necessárias, o dono também pode fazer a castração no animal em um dos médicos veterinários que fazem parte da rede de atendimento. É um conforto extra para quem faz questão de cercar o cachorro ou o gato de todos os cuidados”, conclui.


E aí, gostou? Para mais dicas sobre o mundo pet, siga o @giro4patas no Instagram.