Variedades

Giro 4 Patas: site da PBH facilita adoção de pets resgatados na capital

Adota BH traz fotos e informações sobre temperamento e saúde de cada animal


Créditos da imagem: PBH/Reprodução
Animais resgatados em BH, como o cão Máscara, ganham nova chance de encontrar um lar; site ainda reúne gatos, suínos e equídeos

Giro 4 Patas

|
23/07/24 às 07:38
compartilhe

Uma nova plataforma on-line promete facilitar o processo de adoção dos pets resgatados em BH. Uma parceria da PBH com organizações da sociedade civil, o site Adota BH apresenta animais disponíveis para quem busca um novo companheiro – seja cão, gato ou ave.

A ferramenta reserva espaço até mesmo para alguns bichinhos menos comuns de se ver em casa, como suínos e equídeos – desde que a finalidade da adoção seja para estimação, e não comercial. 

Como adotar pelo site da PBH

Pelo site Adota BH, quem pretende levar um novo pet para casa pode conferir fotos dos animais cadastrados por órgãos públicos, como o Centro de Controle de Zoonoses, e por organizações não-governamentais (ONGs). A página também apresenta todas as informações úteis sobre cada animal, como idade, condições de saúde e temperamento.

A PBH recomenda que seja firmado um termo de adoção entre o tutor e a pessoa responsável pela adoção, com exemplos disponíveis na própria plataforma.

Recomendações antes da adoção

Adotar um pet exige planejamento e compromisso. Certifique-se de estar preparado para garantir a saúde, segurança e conforto do animal. A plataforma Adota BH estimula a adoção responsável e incentiva cada pessoa a refletir sobre os pontos a seguir, antes de se decidir por levar um novo amigo para casa.

• Responsabilidade e Compromisso: Adoção é um compromisso a longo prazo, com expectativa de vida média de 10 anos. Esteja pronto para os custos contínuos com alimentação, cuidados veterinários, vacinas, castração, e higiene.

• Despesas e Cuidados: Prepare-se para despesas com ração de qualidade, petiscos, consultas veterinárias e higiene.

• Tempo e Atenção: Dedique carinho e tempo ao seu pet. Passeie, brinque e evite deixá-lo sozinho por longos períodos para prevenir frustrações e ansiedade.

• Espaço: Avalie o espaço disponível em sua casa, especialmente para cães de porte maior. Gatos geralmente não têm problemas com espaço.

• Diversidade de Animais: Para outras espécies (aves, peixes, répteis, etc.), pesquise sobre comportamento, alimentação, espaço e custos específicos.

• Adoção Consciente: Nunca adote por impulso. Planeje e esteja pronto para integrar o pet à sua família com amor e responsabilidade.

E aí, gostou? Para mais dicas sobre o mundo pet, siga o @giro4patas no Instagram.