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Governo cria 'disque-denúncia' sobre o transporte metropolitano

População também poderá verificar em boletim on-line as linhas de ônibus com mais problemas



Créditos da imagem: Tulio Santos/EM/D.A Press. Brasil
Main disque denuncia tulio santos em d.a press. brasil
De acordo com dados do Boletim do Transporte Metropolitano, há 547 linhas em circulação no Transporte Metropolitano, sendo que 155 delas já foram alvo de reclamações dos usuários em janeiro deste ano
Redação Sou BH
01/03 às 18:12
Atualizado em 01/03 às 18:12

O Governo de Minas lançou nesta segunda-feira (1º) dois novos serviços relacionados com o transporte público metropolitano. O primeiro é o 'Disque-Denúncia' por meio do telefone 162, dígito 9, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Esse canal receberá reclamações, críticas, elogios e sugestões. O usuário poderá acompanhar o andamento por meio do protocolo gerado no atendimento. 

O segundo é o Boletim do Transporte Metropolitano, com informações claras e atualizadas sobre a operação das linhas gerenciadas pela secretaria. No site www.infraestrutura.mg.gov.br/metropolitano serão disponibilizadas informações como número de viagens realizadas, quantidade de passageiros transportados, linhas com mais atrasos, média de viagens ao longo do dia, linhas autuadas e gráficos comparativos.

As ações abrem uma série de medidas que o Governo de Minas vem adotando para reforçar a regulação e fiscalização do transporte coletivo, como explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. “Vamos trazer mais transparência e comunicação direta com os usuários. Pelo Painel de Informações, será possível acompanhar os números das operações e as ações de fiscalização. Por meio da centralização das manifestações dos usuários na Ouvidoria, conseguiremos monitorar de forma efetiva quais as principais reivindicações e insatisfações dos usuários”, esclarece.

Além do telefone, os usuários continuam tendo à disposição os demais canais de atendimento, como o site da OGE e o aplicativo MG APP. Já as solicitações de serviços, tais como criação de linhas e novos horários, serão mantidas no site do DER-MG e também pelo aplicativo MG app. O Consórcio Ótimo, que reúne todos os concessionários do transporte metropolitano, continuará recebendo as demandas relativas ao Cartão Ótimo.

Descumprimento do quadro de horários é a principal reclamação

De acordo com dados do Boletim do Transporte Metropolitano, há 547 linhas em circulação no Transporte Metropolitano, sendo que 155 delas já foram alvo de reclamações dos usuários em janeiro deste ano. As principais  reclamações registradas pelos usuários são: descumprimento de quadro de horário (105), estado de conservação do veículo (76) e superlotação (48). 

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