FecharX

Gratuito: 2ª Mostra Cine RMBH vai passar por seis cidades da grande BH

Entres os dias 6 e 23 de agosto 30 curtas locais serão exibidos em Contagem, Ibirité, Betim, Sabará, Santa Luzia e Mateus Leme



Créditos da imagem: Carolina Cavalcanti
Main cine rmbh
Cena do filme Lapso, que integra a 2ª Mostra Cine RMBH
Pedro Grossi
02/08 às 11:38
Atualizado em 02/08 às 11:38

Com a missão de promover a produção audiovisual da Região Metropolitana de BH, acontece entre os dias 6 e 23 de agosto a 2ª Mostra Cine RMBH. Serão 30 filmes de curta-metragem selecionados pelos curadores Maurílio Martins (Filmes de Plástico) e Viviane Pistache, entre outros filmes que integram a Mostrinha e a Mostra Minas. O evento acontece em Contagem, de 6 a 9 de agosto (terça a sexta), Ibirité dias 10 e 11 (sábado e domingo), Betim, dia 18 (sexta-feira), Sabará, dia 21 (quarta-feira), Santa Luzia dia 22 (quinta-feira) e Mateus Leme, dia 23 (sexta-feira). Entradas gratuitas em todos os municípios. 

Rafael Aquino, idealizador do circuito, diz que a proposta é percorrer os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com cada edição renovando os municípios que recebem a mostra. "O objetivo do projeto é valorizar a cadeia produtiva do audiovisual da RMBH e potencializar a formação de público. Nesse sentido, a nossa curadoria considera na seleção dos filmes a temática e a relevância cultural das produções, abordagens que sejam relevantes para a cultura brasileira e mineira, incluindo questões sociais e históricas, que sejam significativas para a identidade local e para a promoção da diversidade", explica. 

Perfil das produções

Rafael Aquino conta que foram mais de 70 inscrições de filmes num curto espaço de tempo. "Tivemos filmes de diferentes localidades de Minas Gerais e dos mais variados gêneros. A curadoria teve bastante trabalho para fazer essa seleção que, com certeza, vai encantar o público que transitar pelas exibições. Além desse processo, o Marcola, responsável pela Mostrinha, incluiu na programação alguns trabalhos desenvolvidos durante o projeto Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), que está se tornando um núcleo de formação cinematográfica aqui em Contagem. Estamos colaborando na formação de público e também na formação de cineastas”.