Entres os dias 6 e 23 de agosto 30 curtas locais serão exibidos em Contagem, Ibirité, Betim, Sabará, Santa Luzia e Mateus Leme
Com a missão de promover a produção audiovisual da Região Metropolitana de BH, acontece entre os dias 6 e 23 de agosto a 2ª Mostra Cine RMBH. Serão 30 filmes de curta-metragem selecionados pelos curadores Maurílio Martins (Filmes de Plástico) e Viviane Pistache, entre outros filmes que integram a Mostrinha e a Mostra Minas. O evento acontece em Contagem, de 6 a 9 de agosto (terça a sexta), Ibirité dias 10 e 11 (sábado e domingo), Betim, dia 18 (sexta-feira), Sabará, dia 21 (quarta-feira), Santa Luzia dia 22 (quinta-feira) e Mateus Leme, dia 23 (sexta-feira). Entradas gratuitas em todos os municípios.
Rafael Aquino, idealizador do circuito, diz que a proposta é percorrer os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com cada edição renovando os municípios que recebem a mostra. “O objetivo do projeto é valorizar a cadeia produtiva do audiovisual da RMBH e potencializar a formação de público. Nesse sentido, a nossa curadoria considera na seleção dos filmes a temática e a relevância cultural das produções, abordagens que sejam relevantes para a cultura brasileira e mineira, incluindo questões sociais e históricas, que sejam significativas para a identidade local e para a promoção da diversidade”, explica.
Rafael Aquino conta que foram mais de 70 inscrições de filmes num curto espaço de tempo. “Tivemos filmes de diferentes localidades de Minas Gerais e dos mais variados gêneros. A curadoria teve bastante trabalho para fazer essa seleção que, com certeza, vai encantar o público que transitar pelas exibições. Além desse processo, o Marcola, responsável pela Mostrinha, incluiu na programação alguns trabalhos desenvolvidos durante o projeto Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), que está se tornando um núcleo de formação cinematográfica aqui em Contagem. Estamos colaborando na formação de público e também na formação de cineastas”.