Gratuito: Cinema na Praça exibe histórias femininas em sessões em Brumadinho

O projeto acontece todas às quartas-feiras, às 19h, na praça São Sebastião, em Casa Branca

Créditos da imagem: Divulgação
Atriz Léa Garcia, protagonista do filme 'Um dia com Jerusa', faleceu em agosto de 2023
Pedro Grossi
10/09 às 14:00
Atualizado em 10/09 às 14:00

O projeto 'Cinema na Praça em Casa Branca' escolheu 'Mulheres em Cena' como ciclo temático das sessões de cinema gratuitas que acontecem às quartas-feiras, às 19h, na praça São Sebastião, no centro do vilarejo de Casa Branca, em Brumadinho. A partir da próxima quarta-feira (11 de setembro) até dia 2 de outubro serão exibidos os filmes, dirigidos e protagonizados por mulheres: 'Que horas ela volta?', 'Um dia com Jerusa', 'Baronesa' e 'A falta que me faz'. As sessões são gratuitas, sem necessidade de retirada prévia de ingresso, com distribuição de pipoca e recreação para as crianças. 

Mulheres em Cena

Carla Maia, curadora do projeto, diz que a mostra foi cuidadosamente elaborada para destacar a diversidade e a força das histórias femininas no Brasil, trazendo à tona temas que refletem a complexidade da vivências das mulheres no país. "As narrativas exploram questões como ancestralidade, ausência, disparidades sociais e a luta diária em comunidades periféricas", afirma. 

Continua depois da publicidade

Thais Mol, idealizadora do projeto, explica que a ideia é usar o cinema como ferramenta para abordar questões sociais, raciais, etárias, de classe e de gênero, contribuindo para a formação de uma consciência crítica. “Ao ampliar o circuito cultural da região, esperamos contribuir para a diversificação das atividades culturais e fomentar um novo olhar sobre a cultura local. Assim, a iniciativa se apresenta como um convite à comunidade para redescobrir o poder transformador da arte e a importância de refletir sobre as realidades que nos cercam”, diz. 

Programação

Dia 11.09 - Que horas ela volta? (Anna Muylaert)
Dia 18/9 – “Um dia com Jerusa” (Viviane Ferreira)
Dia 25/9 - "Baronesa" (Juliana Antunes)
Dia 02/10 - “A falta que me faz” (Marília Rocha)

Leia também: Gratuito: Centros Culturais de BH recebem em setembro espetáculos de improvisação