FecharX

Gratuito: Coletivo de teatro da UFMG apresenta espetáculo inédito inspirado em Ibsen

Em 2024, grupo Teatro da Fumaça foi selecionado para o Ibsen Scope Festival, na Noruega; Espetáculo 'O Mundo está em chamas' estreia em dezembro



Créditos da imagem: Pedro Pimenta
Main ufmg
Apresentação de 'O Mundo está em chamas, o Teatro também tem de estar' acontece nesta quinta, 24, na UFMG, dentro do projeto Ao Cair da Tarde
Pedro Grossi
23/10 às 13:23
Atualizado em 23/10 às 13:24

O coletivo Teatro da Fumaça, composto por alunos da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, apresenta gratuitamente o espetáculo 'O Mundo está em chamas, o Teatro também de estar'. A apresentação acontece no dia 24 de outubro (quarta-feira) às 17h30 na Praça de Serviços da UFMG campus Pampulha (av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha). 

Reconhecimento internacional

Em 2024, o Teatro da Fumaça foi um dos cinco grupos selecionados no mundo - o único representante brasileiro desta edição - para participar do Ibsen Scope Festival, em abril, na cidade de Skien, na Noruega. No espetáculo, uma atriz insiste em permanecer em um teatro prestes a ser demolido. Um espectador se senta para assistir a uma peça sem saber que, em breve, será sequestrado. Um integrante de uma companhia de Teatro de Revista brasileira em Buenos Aires tem sua temporada interrompida por um golpe de Estado. Três pessoas presas em espaços-tempo distintos, mas, de alguma forma, conectadas pelo lugar do edifício teatral.

A dramaturgia é de Jean Gorziza, integrante do Teatro da Fumaça e aluno do curso de graduação em Teatro da UFMG, que desenvolveu o texto durante sua participação no Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto. Ainda que ficcional, o texto parte de três fatos reais, todos eles relacionados ao teatro enquanto acontecimento e enquanto espaço urbano: o fechamento e abandono do Teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre, a partir de 2014; o sequestro de toda uma plateia, elenco e profissionais do Teatro de Dubrovka, em Moscou, em 2002, por terroristas chechenos; e a interrupção da temporada da Cia. de Teatro de Revista Walter Pinto, em Buenos Aires, pelo golpe militar que derrubou o governo de Juan Perón, em 1956.

Leia mais: Lô Borges apresenta a BH o show do álbum de inéditas 'Tobogã' em novembro