FecharX

História da Pampulha é destaque na Casa do Baile

<p>Exposição ressalta importância da região como bem cultural e sua trajetória ao longo das mais de sete décadas de existência do conjunto arquitetônico</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 3 exposicao
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

A Casa do Baile recebe, a partir desta quinta-feira(31), a exposição ?Pampulha: um patrimônio da humanidade?, que mostra um pouco da história do bem cultural de Belo Horizonte que completou 70 anos em 2013. A mostra será inaugurada às 20h30, tem entrada gratuita e ficará em cartaz até o dia 30 de abril de 2014, podendo ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h.

A Pampulha foi responsável por impulsionar a implantação da arquitetura moderna em Belo Horizonte e no país. Passados pouco mais de 70 anos da inauguração do complexo arquitetônico e paisagístico, a região e seu entorno se tornaram um dos principais espaços públicos da capital dedicados ao lazer, à cultura e ao turismo. Na região estão instalados importantes centros culturais como o Museu de Arte e a Casa do Baile, além da recém-inaugurada Casa Kubitschek.

A importância deste cartão postal de Belo Horizonte culminou com a recente mobilização para a sua inscrição como Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). 

A exposição ?Pampulha: um patrimônio da humanidade? é um retrato deste bom momento. A mostra trata da importância da Pampulha como bem cultural e de sua trajetória ao longo dos anos. ?Um dos objetivos é levar ao conhecimento da população o processo de solicitação da inscrição na lista do Patrimônio da Humanidade. Existe um longo caminho pela frente e o envolvimento de todos da cidade é um importante apoio para se chegar a esse título?, afirma Luciana Feres, diretora de Políticas Museológicas da Fundação Municipal de Cultura (FMC).